NOTÍCIAS

Cultura | 10.02.14 - 22h25

PCR libera Som na Rural e projeto pode virar atração do Carnaval

[caption id="attachment_43603" align="alignleft" width="680"] O secretário João Braga garantiu que não há nenhum impedimento para a continuidade do projeto. (Foto: Inaldo Menezes/PCR)[/caption]

Em reunião na tarde desta segunda-feira (10), os produtores do projeto e a prefeitura concordaram que a suspensão da festa na última sexta foi causada por questões burocráticas

Em reunião com os produtores Roger de Renor e Nilton Pereira, a Prefeitura do Recife garantiu, na tarde desta segunda-feira (10), que o projeto Som na Rural voltará a ser realizado na Rua da Aurora. A ação continuará recebendo o apoio da PCR nas duas próximas edições, marcadas para as sextas-feiras 14 e 21 de fevereiro. Prefeitura e produtores também começaram a discutir uma nova versão do projeto durante os dias de Carnaval.

Durante o encontro, as partes concordaram que a suspensão da festa na última sexta-feira foi causada por questões estritamente burocráticas relacionadas à expedição de licenças para o evento. A autorização foi requerida no último dia 5, apenas dois dias antes da festa que aconteceria na sexta passada, e sem o prazo mínimo de 15 dias de antecedência previsto na Lei de Grandes Eventos.

Na reunião, o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga, garantiu que não há nenhum impedimento para a continuidade do projeto que já havia sido liberado pela Prefeitura nos dias 17, 24 e 31 de Janeiro. "Não houve nenhum impedimento, apenas uma formalidade. A fiscalização, na ponta, trabalha com a formalidade. As outras três vezes que a licença foi solicitada, concedemos a autorização. Não há nenhuma restrição ao evento por parte da secretaria, só estamos tentando organizar a cidade", pontuou.

O produtor do Som na Rural, Roger de Renor, afirmou que a situação já havia sido esclarecida. “Na verdade houve um problema burocrático, mas que já foi esclarecido. Vamos dar continuidade ao projeto e ainda tivemos a garantia de que todas as solicitações de uso do solo à Prefeitura sejam analisadas com acompanhamento da Secretaria de Cultura do Recife”, afirmou Roger de Renor.

O secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras, reafirmou a importância de garantir que a população utilize as ruas da cidade. “É um posicionamento da atual gestão fazer com que o povo tome conta da cidade e nós vemos isso em todos os projetos que estamos realizando. Nosso interesse é fazer com que as pessoas utilizem o espaço público para promoção do lazer e cultura. Esse é um projeto inquestionável e nós temos total interesse de que ele continue”, destacou.

O presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Roberto Lessa, reforçou ainda a importância de dar seguimento ao Som na Rural pela visibilidade que ele traz à cultura recifense. “O projeto é muito simbólico para a cidade, não só pelo movimento espontâneo de convidar as pessoas para ocupar as ruas e praças do Recife, mas também pela proposta de valorização da cultura pernambucana, onde se apresenta um panorama do que é produzido pelos nossos músicos”, disse.

Outra solicitação garantida foi em relação ao apoio estrutural no evento no que diz respeito ao trânsito e também ao conforto da população. Guardas de trânsito irão auxiliar no monitoramento do tráfego daquela área e agentes do Controle Urbano irão fiscalizar a questão do comércio informal na área. Também serão instalados banheiros químicos exclusivamente para o evento.

REC BEAT - A Prefeitura do Recife demonstrou a intenção de inserir o Som na Rural na programação do Carnaval deste ano. A proposta é ativar o projeto no Cais da Alfândega após as 2h, quando acabam as atrações do Rec Beat. “Nossa proposta é fazer com que os DJs toquem na Rural para que aconteça uma continuidade do Carnaval. Dessa forma as pessoas não iriam se dispersar todas na mesma hora”, explicou Roger, que voltará a se reunir com a Fundação de Cultura para tratar do novo formato.