NOTÍCIAS

Cultura | 10.02.14 - 15h54

Prefeitura entrega terceira Academia Recife em dois meses

[caption id="attachment_43583" align="alignleft" width="680"] Instalada no Engenho do Meio, unidade permitirá à população a realização gratuita de exercício físicos com equipamentos de primeira linha. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

O prefeito Geraldo Julio entregou, nesta segunda-feira (10), mais uma Academia Recife à população da capital. Terceira instalada na cidade em menos de dois meses, a unidade funcionará gratuitamente e ao ar livre, na Praça Doutor Arnaldo Assunção, Rua Manoel Alves Deus Dará, no Engenho do Meio. O espaço recebeu o plantio de mudas dentro da área da Academia Recife, com condições de possibilitar sombra para as pessoas realizarem os exercícios de forma agradável.

A Praça Doutor Arnaldo Assunção já possui vários espaços de lazer e uma Academia da Cidade. De acordo com o prefeito, a Academia Recife veio para somar e atuar de forma integrada aos demais equipamentos, sempre com o objetivo de proporcionar aos recifenses a prática da atividade física. “Realizamos um serviço de recuperação, pintura e iluminação. As pessoas aqui na praça já têm a prática aeróbica e a caminhada. Agora, temos aqui a musculação com qualidade e com professores dando toda instrução”, ressaltou Geraldo Julio.

O prefeito afirmou que o Recife será a capital do País com o maior número de academias ao ar livre - até julho próximo, a PCR já terá instalado 12 em todas as RPAs. “Queremos oferecer mais qualidade de vida, práticas esportivas e atividade física; coisas que melhoram a qualidade de vida das pessoas. Cuidar da prevenção é cuidar da saúde”, pontuou Geraldo Julio. Em dezembro de 2013, o gestor inaugurou um equipamento do tipo na Lagoa do Araçá, na Imbiribeira. Em janeiro deste ano, foi a vez da Torre receber uma Academia Recife na praça do bairro.



Um grupo de skatistas aproveitou o evento para agradecer ao prefeito pela requalificação que o local recebeu. “A praça estava deteriorada. Agora que foi feita esta grande recuperação temos vontade de sair de casa e vir para cá”, testemunhou Samuel Medeiros, de 17 anos.

Nas academias Recife, as turmas serão dividias em períodos de 30 minutos, com 40 alunos na musculação e 20 na sala de alongamento e ginástica. As pessoas terão acompanhamento de profissionais de educação física em todos os turnos. Atendendo à solicitação dos usuários, a Prefeitura do Recife alterou o horário de funcionamento dos equipamentos. As pessoas podem utilizar o espaço de segunda-feira à sexta-feira, das 5h30 às 9h30 e das 17h às 21h; e aos sábados, das 6h às 10h.

Os moradores do Engenho do Meio lotaram a praça para realizar o cadastro. As atividades iniciam nesta terça-feira (11). Uma das mais empolgadas para iniciar as atividades era dona Cristina Arruda, 45. Segundo ela, a iniciativa chegou em boa hora no bairro. “O Engenho do Meio estava precisando de uma ação dessa. A academia incentiva o bem-estar e a prática de exercícios para a população, além de fazer a gente economizar”, contou.

[caption id="attachment_43585" align="alignleft" width="680"] De acordo com o prefeito, o Recife será a capital do País com o maior número de academias ao ar livre. (Foto: Andréa Rêgo Barros/ PCR)[/caption]

Quem também comemorou foi Mirella Dias, que era matriculada em uma academia convencional e agora já está inscrita na Academia Recife. “A vantagem de não pagar uma academia é enorme. Hoje a gente precisa gastar por volta de R$ 70 para malhar e aqui a pessoa faz isso com equipamentos iguais ao de uma academia normal”, disse.

Todas as Academias Recife seguirão o mesmo padrão: espaço para musculação, alongamento e ginástica localizada e uma equipe composta por dois professores, quatro estagiários, duas secretárias, dois auxiliares de serviços gerais e segurança, divididos em dois turnos.

“Este é um novo conceito de academia que o prefeito Geraldo Julio está trazendo para o Recife. As academia das cidade têm a sua função, que será mantida. Mas a Academia Recife é diferente, voltada para a musculação, ginástica localizada e alongamento. É um equipamento moderno e que não deixa a desejar à academia particular nenhuma”, explicou o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Felipe Carreras.

INSCRIÇÃO - São 26 equipamentos oferecidos nas academias Recife, todos em aço inoxidável - sendo resistentes tanto à chuva quanto ao sol. Os interessados em participar já podem se inscrever apresentando apenas original e cópia do documento de identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e do comprovante de residência. Qualquer pessoa pode praticar exercícios no local, basta realizar o cadastro sem ter que pagar nenhuma taxa.

Quando o aluno chegar pela primeira vez, receberá um questionário médico. Se a pessoa for diagnosticada com alguma doença ou mesmo com alguma pré-enfermidade, será solicitado que ela, primeiro, procure um médico e volte com um atestado de saúde e de aptidão física. Após o preenchimento da ficha médica, o aluno fará sua inscrição e receberá a carteirinha da academia, quando já poderá se exercitar.