NOTÍCIAS

Cultura | 10.02.14 - 10h55

Samba e maracatu foram os destaques da noite da Rua da Moeda

[caption id="attachment_43561" align="alignleft" width="680"] A festa, que faz parte da programação de prévias do Carnaval, foi em ritmo de maracatu, rap e samba. (Foto: Sérgio Bernardo/PCR)[/caption]

A Rua da Moeda, no Bairro do Recife, ficou lotada na noite desta sexta-feira (8). Muita gente aproveitou para assistir às apresentações promovidas pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, que fazem parte da grade de programação de prévias do Carnaval 2014. A festa foi em ritmo de maracatu, rap e samba.

Quem deu início ao evento foi o percussionista Naná Vasconcelos, com o ensaio da abertura oficial da folia de Momo do Recife. Naná reuniu na rua as nações Estrela Dalva, Leão da Campina e Aurora Africana, que comporão a lista de onze grupos convidados. No dia 28, mais de 500 batuqueiros participarão da tradicional cerimônia. Este foi o segundo ensaio aberto, na Rua da Moeda. Toda semana, Naná Vasconcelos visita as sedes das agremiações, e nas sextas-feiras reúne-as no Bairro do Recife.

“Há 12 anos faço isso. Visito as comunidades, todas as sedes. E isso foi muito importante para o próprio reconhecimento desses grupos. Porque a imprensa passou a ir também, acompanhar os ensaios, e foi dando visibilidade às nações. É um resgate dos maracatus, que estavam passando por um desaparecimento. E tudo foi um desafio”, explica Naná Vasconcelos. “Com essa cerimônia de abertura do Carnaval, foi possível quebrar muitas barreiras. Por exemplo, há 12 anos não tínhamos mulheres tocando maracatu. Hoje, temos até nação com maestrinas”, completa o músico.

Considerado um dos maiores percussionistas do mundo, a cada ano Naná incorpora novidades à abertura do Carnaval. Em 2014, Naná e os batuqueiros farão uma homenagem ao cantor Reginaldo Rossi e receberão, ainda, como convidados os rappers Marcelo D2 e Zé Brown. “Vamos trazer Marcelo D2, um símbolo brasileiro de rap, que sempre está procurando a batida perfeita. Vou mostrar a ele que o maracatu tem também a batida perfeita. E vamos unir o rap com as alfaias”, conta o percussionista, que na década de 1980, enquanto morava nos Estados Unidos, fez turnê pela Europa com um grupo de break dance.

Após o ensaio, o público assistiu à apresentação do trio de rappers Aliados CP, do bairro de Casa Amarela. A banda foi criada em 1997, e é hoje formada por Gão, Fumaça, AF e o DJ Paulo. Em seguida, quem subiu ao palco foi o Afoxé Ilê de Egbá, também de Casa Amarela. O afoxé completa 28 anos em 2014, sob o comando de Dito d’Oxóssi.

No entanto, quem animou mesmo a plateia foi a bateria da Escola Gigante do Samba. Com baianas, passistas, porta-bandeira e mestre sala, a agremiação colocou todo mundo para dançar. Um dos destaques foi Dona Severina, de 83 anos, que faz parte da bateria do grupo. Neste ano, a Gigante levará para a passarela o tema “Sinfonia dos anjos na avenida dos cristais”, com samba-enredo de Beto Sambstar e Jamelão do Cavaco. Fechando a noite, teve show do projeto Maria Pagodinho.

Sábado - A programação continua neste sábado, 8 de fevereiro, com abertura da exposição "Dos Carnavais Saudosos", às 17h, no Museu da Cidade do Recife (MCR), no Forte das Cinco Pontas, que traz fotografias dos carnavais das décadas de 1940 a 1960. No Recife Antigo, a partir das 20h, os foliões vão se divertir ao som da Orquestra de Frevo Capibaribe, do Maracatu de Baque Solto Cruzeiro do Forte e da Troça Carnavalesca O Bagaço é Meu, além de apresentação dos passistas da Cia. Mungangas de Dança Popular. No palco da Rua da Moeda, às 22h, começam os shows, com Coco das Afilhadas e Brasáfrica. A programação deste sábado tem ainda ensaio de Naná Vasconcelos no Maracatu Porto Rico e blocos líricos no Parque Dona Lindu. Confira a agenda do fim de prévias do fim de semana no www.carnavaldorecife2014.com.