NOTÍCIAS

| 10.02.15 - 14h10

Bloco Nação Abath desfila alegria no Recife Antigo no Dia do Frevo

O grupo é formado por pacientes e funcionários da Unidade de Cuidados Integrais à Saúde Guilherme Abath. (Foto: Inaldo Lins/PCR)

O bloco Nação Abath invadiu as ruas do Recife Antigo, na tarde desta segunda-feira (9), contagiando turistas e pedestres. No Dia do Frevo, o bloco chamou atenção por onde passava tocando maracatu. O grupo é formado por pacientes e funcionários da Unidade de Cuidados Integrais à Saúde Guilherme Abath, da Secretaria de Saúde do Recife.

Há 9 (nove) anos, o Nação Abath é comandada pelo mestre de bateria. “A música ajuda na recuperação de maneira terapêutica e preenche os vácuos que existem”, afirmou Gilson Gomes, conhecido como Mestre Meia-Noite. "Sou percussionista do grupo há cinco anos e é uma alegria muito grande pacientes e colegas de um mesmo projeto brincando juntos. Hoje estou bastante emocionada por abrirmos o Carnaval do Recife no Dia do Frevo", explicou a homeopata, Dra. Victória Moura, enquanto tocava seu Abê.

Muitos pacientes consideram o bloco como uma família. “Aqui se você falta, o outro percebe, tem amizade e isso é muito bom, é uma família de verdade”, conta Patrício Joaquim, aos 78 anos, frequentando o bloco há quase dois anos. Segundo a artesã Maria Josineuza, o grupo de percussão ajuda na recuperação porque traz muita alegria. “Somos uma família, não só no carnaval, como também no dia a dia, o Guilherme Abath, pra mim, é uma família a mais”, conta Jô, como é conhecida.

Quem encontrou o bloco pelas ruas, elogiou a alegria do grupo. "Viemos ao Recife para festejar nosso aniversário de casamento e aproveitamos para visitar o Recife Antigo neste Dia do Frevo. O bloco é muito bom, e olha que sou músico e um tanto crítico", confessou o alagoano Alfredo Gazzaneo Brandão, enquanto brincava com sua esposa, pertinho da Nação Abath, na Praça do Arsenal. Para a recifense, Ana Lúcia de Azevedo, do bairro de Areias, valeu a pena a apresentação do bloco, até porque esperava mais animação pelas ruas do centro, nesta segunda-feira. "Estou adorando! Vim com minha tia e não sabia o que íamos encontrar. Já estou no clima pré carnavalesco", explicou Ana Lúcia.