NOTÍCIAS

Cultura | 10.02.15 - 09h27

Prefeitura do Recife divulga serviços para o Carnaval 2015

Para os dias de Momo foram reforçadas as ações que envolvem as áreas de segurança, mobilidade, limpeza, saúde, assistência social, meio ambiente e respeito aos direitos humanos.

Para atender a uma festa que agrega milhares de pessoas, apresentações artísticas e manifestações culturais, tal qual o Carnaval do Recife, a Prefeitura da Cidade preparou um esquema especial de infraestrutura e serviços, articulando as Secretarias municipais, para garantir maior conforto e tranquilidade aos foliões. Para os dias de Momo foram reforçadas as ações que envolvem as áreas de segurança, mobilidade, limpeza, saúde, assistência social, meio ambiente e respeito aos direitos humanos.

Serviços Urbanos – Para atender às demandas geradas pelo Carnaval, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) atua de forma planejada, intensificando as ações antes e durante o período de folia. Anualmente, é montado um reforço no esquema de limpeza. Além dos serviços regulares como varrição, coleta e lavagem das vias, a Emlurb reforça a pintura do meio fio e os serviços de capinação. Para os dias de festa, o trabalho será realizado por 1075 garis, que serão fiscalizados por mais de cem pessoas. A expectativa é que sejam recolhidas 450 toneladas de resíduos.

As ações de limpeza abrangem todos os polos da cidade. Diariamente, serão realizados mutirões para garantir que a folia recomece com o maior conforto possível para o folião. O primeiro deles tem início já na madrugada da sexta-feira (13) para o sábado (14), nas ruas que fazem parte do trajeto do Galo da Madrugada. A Emlurb também irá instalar lixeiras grandes, conhecidas como contenedores, em pontos estratégicos da cidade. Este ano, serão 320 unidades.


Além dos garis, a organização dos espaços também será realizada por quatro sugadores, responsáveis por retirar confetes e pequenos papéis e duas varredeiras mecânicas. A limpeza também contará com o apoio de caminhões, carros-pipa e compactadores de lixo. Para limpar o Recife, os profissionais utilizarão 1,7 mil litros de detergente, 400 litros de creolina e seis mil litros de essência.

Segurança – A Guarda Municipal do Recife vai reforçar a segurança do Carnaval 2015 com 346 agentes. O efetivo vai atuar da sexta-feira (13) até a Terça-feira Gorda (17), sempre das 18h às 6h. No Centro da cidade, o reforço estará presente nos polos do Marco Zero, Cais da Alfândega, Praça do Arsenal, Pátio de São Pedro e do Terço, além dos estacionamentos da PCR, TRT e TRF. Os polos descentralizados também serão monitorados por 10 agentes cada e apoio de motopatrulhas.

Durante o desfile do Galo da Madrugada, no Sábado de Zé Pereira, o efetivo da GMR ficará posicionado nos cinco postos médicos, com cinco agentes em cada unidade, das 9h às 21h. Outros 50 guardas atuarão nos pontos de bloqueio das pontes Princesa Isabel, Duarte Coelho, Imperatriz, Seis de Março. Além de proteger o patrimônio público, os agentes irão adotar medidas de prevenção de conflitos e atuarão na orientação dos foliões em geral.

Trânsito – Com o objetivo de viabilizar a mobilidade dos foliões durante o Carnaval do Recife, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) montou uma operação especial de circulação de veículos e monitoramento de tráfego. Diariamente, cerca de 120 agentes de trânsito vão realizar os trabalhos de fiscalização e operação de tráfego. A operação inicia a partir da quarta-feira (11), com o fechamento da Ponte Duarte Coelho, onde será montada a estrutura para o Galo da Madrugada.

A partir da sexta-feira (13), a Ponte Maurício de Nassau e a ilha do Bairro do Recife, exceto a Avenida Cais do Apolo e um trecho da Rua Madre de Deus, serão interditadas para a circulação de veículos. Do domingo (15) até a quarta-feira (18), o bloqueio será ampliado e o Bairro do Recife, inclusive da Rua Madre de Deus, será totalmente interditado para o tráfego de veículos. Nas pontes do Limoeiro, Giratória, Princesa Isabel e Buarque de Macedo também haverá restrição de circulação. O horário da montagem e desmontagem dos pontos de bloqueio será das 14h às 5h, diariamente. A Avenida Cais do Apolo estará aberta apenas para veículos que vão estacionar na sede da Prefeitura do Recife.

Às 22h da quarta-feira (11), a CTTU vai realizar o fechamento da Ponte Duarte Coelho para a realização da montagem da estrutura do Galo da Madrugada. A segunda etapa da operação terá início a partir das 22h da sexta-feira (13) e vai até as 22h do sábado (14), quando a CTTU vai realizar o fechamento dos bairros de São José e Santo Antônio, onde haverá a concentração do bloco. Vias como a Rua do Sol, Rua Siqueira Campos e Avenida Nossa Senhora do Carmo serão interditadas. A Avenida Sul também será bloqueada no sentido subúrbio/cidade, nas proximidades do antigo pontilhão. O desvio será realizado pelo Cabanga, Cais José Estelita e Forte das Cinco Pontas. A partir das 5h do sábado (13), apenas os ônibus e os táxis com passageiros poderão acessar o Cais José Estelita. Os demais veículos oriundos do Pina, Boa Viagem e demais bairros da Zona Sul deverão acessar a área central da cidade pela Avenida Governador Agamenon Magalhães.

BAIRRO DO RECFE - Para garantir o disciplinamento do trânsito, as vias do Bairro do Recife, exceto a Avenida Cais do Apolo e um trecho da Rua Madre de Deus, serão interditadas para a circulação de veículos a partir das 14h da sexta-feira (13). Além disso, a Ponte Maurício de Nassau também será fechada. Já a partir do domingo (15) até a quarta-feira (18), a circulação de veículos no bairro será proibida, inclusive na Rua Madre de Deus. Haverá, ainda, restrição de circulação nas pontes que dão acesso ao local. Os bloqueios nas pontes serão montados das 14h às 5h, diariamente, exceto na Ponte Maurício de Nassau, que, assim como a ilha do Bairro do Recife, ficará interditada durante todo o período de Carnaval.

A Ponte Princesa Isabel será interditada para o tráfego misto (carros e motos) no sentido subúrbio, onde apenas ônibus e táxis com passageiros poderão circular. Dessa forma, os condutores oriundos da Rua Princesa Isabel deverão realizar, obrigatoriamente, o giro à esquerda, acessando a Rua da Aurora, Ponte do Limoeiro e Avenida Cais do Apolo, onde haverá estacionamento gratuito nos prédios sede da Prefeitura do Recife, Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e Tribunal Regional Federal (TRF). Haverá também proibição de circulação na Avenida Martins de Barros, próximo à Rua Moacir Baracho. Dessa forma, a Ponte Buarque de Macedo será isolada e ficará aberta apenas para a circulação de ônibus e táxis. Os condutores de carros e motos oriundos da Avenida Martins de Barros deverão realizar o retorno na Praça da República e sair na Ponte Princesa Isabel, sentido Parque 13 de Maio, acessando a Rua da Aurora.

Também haverá restrição de circulação na Ponte Giratória, onde apenas táxis, condutores que vão estacionar no Paço Alfândega e linhas especiais do Expresso da Folia terão acesso. A Ponte do Limoeiro ficará aberta para o tráfego misto, garantindo aos condutores o acesso aos estacionamentos da Prefeitura do Recife, TRT e TRF. Os veículos que acessarem a Avenida Cais do Apolo só poderão circular até as proximidades da Caixa Econômica. A medida visa impedir a circulação de veículos no foco da folia.


POLOS E POLINHOS - A CTTU também vai realizar intervenções na circulação no entorno dos polos do Alto José do Pinho, Bomba do Hemetério, Brasília Teimosa, Campo Grande, Casa Amarela, Chão de Estrela, Ibura de Baixo, Jardim São Paulo, Lagoa do Araçá e Santo Amaro. Além disso, haverá bloqueios de vias nas proximidades dos palcos que estão sendo montados nos Polinhos, localizados em bairros como Alto do Mandú, Areias, Barro, Bongi, Campo Grande, Morro da Conceição, Mustardinha, Roda de Fogo, San Martin e Coqueiral. Os condutores deverão ficar atentos à sinalização montada pela Companhia nesses locais. Equipes de 6 a 20 agentes de trânsito vão se dividir entre os polos e os polinhos durante toda a programação do Carnaval do Recife.

ORIENTADORES - No Carnaval de 2015, repetindo o que foi feito em 2014, além do efetivo de agentes de trânsito, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai contar com o auxílio dos orientadores de trânsito no trabalho de operação e monitoramento de tráfego. Um efetivo de 120 profissionais entre orientadores de trânsito em solo, em motos, inspetores e auxiliares, estará disposto em pontos estratégicos da área central da cidade, de 10h às 21h30, no Sábado de Zé Pereira, durante o Galo da Madrugada. Entre domingo (15) e a terça-feira (17), equipes formadas por 70 orientadores vão atuar, entre 10h e 21h30, juntos aos agentes de trânsito nos pontos de bloqueios e de monitoramento que serão formados no entorno do Bairro do Recife. Além disso, os 19 corredores viários que são beneficiados pela ação no dia a dia, a exemplo da Avenida Governador Agamenon Magalhães, Avenida Engenheiro Domingos Ferreira e Avenida Norte, continuarão com equipes de orientadores em seus principais cruzamentos durante o sábado (14) e a segunda-feira (16). O trabalho desses profissionais, que está consolidado na cidade por dar maior fluidez ao trânsito e evitar o cometimento de infrações, também será fundamental para facilitar a mobilidade dos foliões.

Expresso da Folia – Sucesso há 14 anos no Carnaval do Recife, o Expresso da Folia vai iniciar a operação às 7h do Sábado de Zé Pereira, facilitando a mobilidade dos foliões que vão curtir o Galo da Madrugada. O Expresso da Folia no Galo vai levar o público dos shoppings RioMar, Recife, Plaza e Tacaruna até as ruas próximas ao foco da folia, nos bairros de Santo Antônio e São José. Já no Expresso da Folia tradicional, que vai funcionar nos quatro dias de Carnaval com o objetivo de levar os foliões até o Bairro do Recife, ônibus sairão dos shoppings RioMar, Recife, Plaza, Tacaruna e Boa Vista. O projeto é organizado pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

Cerca de 25 ônibus vão operar no Expresso da Folia no Galo. Os veículos vão sair dos shoppings RioMar, Recife, Plaza e Tacaruna. Aqueles que pegarem o coletivo nos shopping Plaza e Tacaruna vão desembarcar na Avenida Martins de Barros, próximo ao Cais de Santa Rita. Já os que optarem pelos shopping Recife e RioMar descem no Cais de Santa Rita (em frente ao 16º Batalhão de Polícia Militar). Na volta, os passageiros dos quatro centros de compras devem pegar o ônibus na Rua Madre de Deus, nas proximidades da Rua Professor Aloísio Magalhães. O período de operação dos ônibus será entre 7h e 18h. O Shopping Boa vista não participa das operações neste dia.

O Expresso da Folia tradicional terá 32 ônibus, que sairão dos shoppings RioMar, Recife, Plaza, Tacaruna e Boa Vista. Aqueles que pegarem o coletivo nos shoppings Plaza, Tacaruna e Boa Vista vão embarcar e desembarcar na Avenida Cais do Apolo. Já os que optarem pelos shoppings Recife e RioMar terão o embarque e o desembarque na Rua Madre de Deus. No sábado, o período de operação dos ônibus será entre 18h e 5h. Nos demais dias, os passageiros podem pegar os coletivos entre 15h e 5h. Na sexta-feira (13), não haverá o Expresso da Folia.

A passagem do Expresso custará R$ 6 e vai dar direito à viagem de ida e volta. Os usuários receberão uma pulseira de identificação e, apresentando esta na cabine de pagamento do estacionamento dos shoppings, só será cobrada a tarifa simples de cada estabelecimento para todo o período de utilização.

TÁXIS – A Prefeitura do Recife, através da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) assinou o Convênio Táxi Metropolitano com o intuito de garantir a qualidade do serviço de táxis durante o período carnavalesco. Além dos municípios de Olinda, São Lourenço, Paulista, Camaragibe e Abreu e Lima, que já operaram na cidade durante o Carnaval de 2014, os foliões irão contar também com o serviço dos táxis de Itapissuma e Ipojuca. O convênio tem início a partir das 18h da sexta-feira (13) e terá validade até às 12h da Quarta-feira de Cinzas (18). A estimativa é que a frota de táxis operando na cidade, que é de 6.125 veículos, seja elevada em até 50%.

TÁXI EVENTO - A CTTU vai implantar cinco pontos de táxis provisórios no área central do Recife. Eles estarão localizados na Rua Madre de Deus, Avenida Martins de Barros, próximo ao Ministério Público de Pernambuco, e na Ponte Buarque de Macedo. Eles vão funcionar da tarde do domingo (15) até às 5h da manhã da quarta-feira (18). Além disso, dois pontos funcionarão no Cais de Santa Rita e na Avenida Doutor José Mariano, apenas no sábado para o Galo da Madrugada. Todos os locais vão estar sinalizados, indicando a existência do ponto.

Estacionamento – Repetindo o grande sucesso dos anos anteriores, a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), vai disponibilizar os estacionamentos gratuitos durante cinco dias no período de Carnaval. Serão oferecidos dois espaços na PCR, um no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o outro no Tribunal Regional Federal (TRF), todos localizados na Avenida Cais do Apolo. Serão 1.500 vagas para carros e 300 para bicicletas e motos. Todas as 1.800 são gratuitas e serão oferecidas para o folião entre a sexta-feira (13) e a terça-feira (17).
No dia da abertura do Carnaval, os espaços estarão abertos a partir das 18h e seguem até 4h da manhã do sábado. Nos demais dias, o horário passa a ser das 12h às 4h. Para que tudo transcorra bem, a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) conta com o apoio da CTTU, Guarda Municipal, Polícia Militar, Samu e Emlurb. Todos os profissionais envolvidos estarão devidamente fardados com camisas indicativas, facilitando a identificação dos foliões.Os espaços reservados para as bicicletas, grande sucesso do ano passado, serão mantidos neste ano. Entretanto, as recomendações aos ciclistas continuam: para que a entrada seja autorizada é necessária a apresentação de um cadeado, para a maior segurança do equipamento do folião.

Além de toda comodidade do estacionamento gratuito, a PCR, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, também vai disponibilizar vans para levar os foliões dos estacionamentos até o centro da folia, no Marco Zero. Os veículos sairão de 10 em 10 minutos, começando das 16h até às 4h. A cada ano, a rotatividade de veículos nos estacionamentos aumenta. No ano passado 21.842 veículos utilizaram o serviço durante o período. Um número bem maior do que em 2013, primeiro ano de seu funcionamento, onde circularam 15.683 veículos. Além disso, a aceitação popular dos estacionamentos foi de 98%. É importante salientar que não será permitido que os veículos pernoitem nos estacionamentos. Caso contrário, eles estarão sujeitos ao reboque da CTTU.

MERCADOS PÚBLICOS - A Companhia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que, em virtude dos festejos do Carnaval, os horários dos mercados públicos e centros de comércio popular sofrerão algumas alterações. Desta forma, do sábado (14) até a terça-feira (17), o Centro de Comércio Popular Calçadão dos Mascates - também conhecido como Camelódromo - não abrirá, voltando ao funcionamento normal na Quarta-feira de Cinzas (18), de 8h às 18h. O mesmo vale para o Shopping Santa Rita, Mercado das Flores e Mercado das Frutas. Já as feiras livres nos bairros funcionam normalmente.

No sábado (14), todos os mercados públicos municipais funcionarão normalmente. No domingo (15), funcionarão apenas meio expediente, das 6h às 13h, exceto o Mercado da Boa Vista, que funcionará até as 18h. Na segunda-feira (16), funcionamento normal, exceto Mercado de São José e Casa Amarela, que seguem até as 13h. Já na terça-feira (17) e quarta-feira (18), o funcionamento será normal.

BANHEIROS - Para os dias de Momo, os foliões do Recife poderão contar com 1.049 banheiros químicos, que serão instalados até sexta-feira (13). Desse total, 38 cabines são destinadas a pessoas com deficiência e estarão colocadas nos principais polos de animação.

Do total de 1.049 banheiros, 537 estarão nos polos de Carnaval, 377 nos polos
Comunitários, 30 nos polos Infantis e 105 nos corredores da folia. A área onde
acontece o desfile do Clube de Máscaras Galo da Madrugada, no sábado (14), vai contar com 142 banheiros, 30 deles na Rua Floriano Peixoto, próximo à Estação Recife.

As cabines especiais, para pessoas com deficiência, vão ser instaladas no Marco Zero, na Av. do Forte, Estrada do Bongi, Praça da Independência, Pátio do Livramento, Praça do Arsenal e no polo Cais da Alfândega.

Banheiros Químicos no Carnaval do Recife 2015

Polos de Carnaval: 537 banheiros comuns

Polos Comunitários: 377 banheiros

Polos Infantis: 30 banheiros

Corredores da folia: 105 banheiros

Total: 1049, sendo 1011 comuns e 38 acessíveis

Percurso do Galo da Madrugada: 142 banheiros

Saúde

Vigilância Sanitária

As ações de vigilância começam desde a semana pré-carnavalesca até o último dia de Carnaval, com a intensificação das inspeções sanitárias no comércio formal de alimentos (bares, restaurantes, lanchonetes) localizados próximos aos polos de animação. Também são realizadas inspeções sanitárias em hotéis, motéis e pousadas, priorizando os locais onde haverá maior fluxo turístico. Além disso, haverá capacitação do comércio informal de alimentos (barraqueiros) que estarão instalados nos polos de animação. Serão feitas, ainda, inspeções nos trios elétricos e camarotes instalados em todo o trajeto do bloco Galo da Madrugada, a fim de verificar as condições sanitárias do local, bem como a qualidade dos alimentos e dos serviços de saúde fornecidos.

Vigilância Epidemiológica

Durante os dias de folia, equipes da Vigilância Epidemiológica estarão a postos para monitorar e investigar casos suspeitos de Dengue e outros eventos e agravos de interesse à saúde pública. Os plantonistas do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) atuarão em possíveis ocorrências de surtos de infecção alimentar ou casos suspeitos de meningite, rubéola e sarampo, entre outras doenças de notificação compulsória. Número para notificação: 9488 6375

Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids)

Serão realizadas testagens para Sífilis e HIV, nos polos Arsenal e Ibura, das 18 às 24h. O Polo Arsenal funcionará da sexta-feira (13/02) até a terça (17/02), e o Polo Ibura, do sábado (14/02) até a quarta-feira de cinzas (18/02). A estimativa é testar 180 foliões por noite, com os testes anti HIV e Sífilis. Os resultados serão emitidos em 30 minutos e entregues aos usuários individualmente, mediante aconselhamento por profissional capacitado.Também serão distribuídos cerca de 50.000 porta tudo, 900.000 preservativos masculinos, 30.000 preservativos femininos e 50.000 unidades de gel lubrificante.

Vigilância Ambiental

O período carnavalesco conta com ações da Vigilância Ambiental, que se iniciam desde a semana que antecede o Carnaval e se estende até o último dia da festa de Momo. Durante a folia, o Centro de Vigilância Ambiental (CVA) disponibiliza equipe de plantonistas visando o controle de zoonoses e o atendimento a possíveis emergências em saúde pública. Serão realizadas ações de controle de roedores, escorpiões e vetores (transmissor da Dengue e Filariose) nos polos de animação, feiras livres, mercados públicos, terminal integrado de passageiros e aeroporto. Além disso, será promovido o bloqueio vacinal contra a raiva animal em casos notificados de suspeitos da doença, bem como o monitoramento da qualidade da água para consumo humano em pontos estratégicos, assim como na orla de Boa Viagem com o projeto Verão, que está sendo desenvolvido em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.


SAÚDE MENTAL

A Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas executará a estratégia da Política de Redução de Danos no Consumo de Álcool, Fumo e Outras Drogas durante o Carnaval, com intervenções educativas e distribuição de insumos junto à população. Serão realizadas abordagens por Agentes Redutores de Danos e encenação de arte-educadores, sensibilizando quanto ao tema na perspectiva de estimular a adoção de medidas preventivas, relacionadas aos comportamentos de risco dos usuários de drogas, sem abrir mão da diversão e do prazer.

SAMU
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) vai estar presente em diversos polos de animação para garantir maior rapidez caso seja necessário um atendimento de urgência. Durante todo o Carnaval, o SAMU contará com um posto de saúde avançado na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, próximo a Torre de Malakoff, em frente ao Armazém 10, iniciando as atividades às 19h e encerrando sempre 01 hora após o termino das apresentações no palco principal, com 02 médicos, 02 enfermeiros e 02 técnicos de enfermagem, além do apoio de 02 viaturas, sendo 01 de suporte avançado e 01 de suporte básico. Durante todo o Carnaval o SAMU também disponibilizará 05 ambulâncias de suporte básico para os 05 Distritos Sanitários que terão polos de animação descentralizados. Durante o Carnaval, a população ainda poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192.

SAMU no Galo da Madrugada

Durante o desfile do Galo da Madrugada, o SAMU terá 05 postos montados em locais estratégicos do percurso do bloco, à partir das 8h até o término do desfile. Os postos estarão na Praça Sérgio Loreto, no Pátio do Carmo, na Avenida Dantas Barreto (em frente ao Edifício San Rafael), Rua do Sol (esquina com Matias de Albuquerque) e Rua 1º de Março (Policlínica Centro). A Estação Central do Metrô, no bairro de São José, servirá como heliponto e contará com um 01 helicóptero. Cada posto terá uma ambulância de suporte básico. Cada posto terá 03 médicos, 03 enfermeiros e 05 técnicos de enfermagem. Também estará de prontidão 01 ambulância de suporte avançado.

Pontos de bases do SAMU

 

DATA

LOCAL

HORÁRIO

EQUIPAMENTO

13/02 A 17/02 – abertura às 19h e encerramento 01 hora após o termino das apresentações no palco principal.

Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife. A base fica ao lado do Marco Zero da capital, em frente ao Armazém 10

Vai funcionar das 19h às 07h

Uma ambulância de suporte básico

Outra de suporte avançado (com equipamentos de UTI).

02 médicos, 02 enfermeiros e 02 téc. de enfermagem.

Galo – Sábado dia 14/02/15

Praça Sérgio Loreto

Das 8h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Uma ambulância de suporte básico.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

Vai funcionar das 19h às 07h

Na Praça Sérgio Loreto, terá apoio de uma viatura de suporte avançado.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

Pátio do Carmo

Das 8h até o término do desfile do Galo da Madrugada

1 ambulância de suporte básico,3 médicos, 3 enfermeiros e 5 téc. de enfermagem.

Avenida Dantas Barreto (em frente ao Edifício San Rafael)

Das 8h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Uma ambulância de suporte básico.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

 

 

Rua Matias de Albuquerque (calçada do Edifício Trianon)

 

 

Das 8h até o término do desfile do Galo da Madrugada

 

 

Uma ambulância de suporte básico.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

Rua 1º de Março (em frente à Policlínica Centro)

Das 8h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Uma ambulância de suporte básico.

03 médicos, 03 enfermeiros e 05 téc. de enfermagem.

Estação Central do Metrô, no bairro de São José

Das 8h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Um Helicóptero

01 médico e 01 enfermeiro

Durante o Carnaval, a população ainda poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192.

 

Central do Carnaval – Entre um bloco e outro, os foliões que decidirem brincar no Bairro do Recife terão à disposição a multifacetada estrutura da Central do Carnaval, que está funcionando desde o último domingo, oferecendo diversos serviços. Já tradicional na folia do bairro, o espaço da Prefeitura do Recife, montado pela Secretaria de Turismo e Lazer entre as ruas do Bom Jesus e do Observatório e na Torre Malakoff, contará com lanchonetes, caixas eletrônicos, balcões de informações turísticas e de achados e perdidos, além de sala de imprensa. Na Rua do Observatório já estão funcionando: a grife do Carnaval, com oferta de acessórios carnavalescos; o Espaço Beleza, para corte de cabelo, penteados e maquiagem; o stand Nosso Som, de venda de CDs e DVDs carnavalescos; o stand Caras e Cores, que fará customizações e tatuagens de henna; além do estande Recicriando Arte, de moda e artesanato. A Secretaria da Mulher também estará presente, promovendo campanha educativa contra a violência.

O espaço conta ainda com a Arena Gastronômica, coordenada pela Abrasel. Na praça de alimentação, com lanches e refeições a preços populares, funcionam doze lanchonetes e restaurantes: Mercearia 08, Rei das Coxinhas, Nordeste Sabor, República dos Pasteis, Espetinho da Ceça, Reteteu, Bar da Fava, Plim Pizzas e Massas, Hakata, Ed + Gostoooso e Helano Monterrey, além de um café. A partir da próxima sexta-feira (13), abertura oficial do Carnaval, a central contará ainda com dois espaços: na Rua do Bom Jesus e na Torre Malakoff.

Na Rua do Bom Jesus, ficarão o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), o balcão de achados e perdidos, a farmácia e os caixas eletrônicos e a sala de imprensa, que contará também com estúdios de rádio. Na Torre Malakoff, haverá uma área dedicada à criançada. O Espaço Infantil contará com recreação e fraldário para os pequenos foliões. De 8 a 17 de fevereiro o horário de funcionamento da Central do Carnaval será das 16h às 22h, com exceção da arena gastronômica, que, entre os dias 13 e 17, funcionará até 2h.

Receptivo – No Aeroporto, os turistas serão recebidos por uma orquestra de frevo com passistas de hoje (6) ao dia 17, nos expedientes da manhã e da tarde. (Entre os dias 6 e 9 e no dia 13, o receptivo será montado das 8h às 18h. Do dia 10 ao 12, funcionará das 10h às 14h. No dia 14, funcionará das 8h às 12h. E de 15 a 17, funciona das 10h às 14h). No TIP, os visitantes chegarão embalados por uma orquestra de frevo com passistas amanhã e domingo (7 e 8) das 10h às 14h, no dia 13, das 14h às 18h, e no dia 14, das 8h às 12h. No metrô, haverá receptivo nas estações Central, Aeroporto e Antônio Falcão no Sábado de Zé Pereira, das 7h às 13h.
Centros de Atendimento ao Turista (CATs) - Além dos 9 CATs que funcionam regularmente na cidade para atender os turistas, serão disponibilizados mais dois no período momesco: na Rua do Observatório e na Central do Carnaval, ambos no Recife Antigo.

CAT

ENDEREÇO

HORARIO

TELEFONE

PRAÇA DO ARSENAL

RUA DA GUIA, S/N, BAIRRO DO RECIFE

8h a 0h

3355-3402

MERCADO SÃO JOSÉ

PRAÇA DOM VITAL, S/N, SÃO JOSÉ, RECIFE, ENTRE OS BOXES 58 E 122

7h às 17h. Fechado de sábado a terça de Carnaval   

3355-3022

PÁTIO DE SÃO PEDRO

RUA DAS ÁGUAS VERDES,PÁTIO DE SÃO PEDRO, CASA 4, SÃO JOSÉ

Nos dias 15, 16 e 17, funciona das 15h às 21h. Nos demais, das 8h às 18h

3355-3310

3355-3312

PARQUE DONA LINDU

PARQUE DONA LINDU, AVENIDA BOA VIAGEM, S/N, BOA VIAGEM

 8h a 20h

3355-9844

PRAÇA DE BOA VIAGEM

(Em parceria com a Empetur)

RUA BARÃO DE SOUZA LEÃO, S/N, PRACINHA DE BOA VIAGEM

8h as 20h

3182-8297

AEROPORTO INTERNACIONAL DOS GUARARAPES GILBERTO FREYRE (Em parceria com a Empetur)

PRAÇA MINISTRO SALGADO FILHO, S/N, CPTF 44/46, IMBIRIBEIRA

24 horas

3182-8299

 

RODOVIÁRIA / TIP

(Em parceira com a Empetur)

 

AVENIDA PREFEITO ANTÔNIO PEREIRA, S/N, VÁRZEA

 

7h a 19h

 

3182-8298

SHOPPING RIO MAR

AVENIDA REPÚBLICA DO LÍBANO, Nº 251, PINA

10h a 22h

(Fechado de domingo a terça de Carnaval)

3182-8293

Central do Carnaval e Rua do Observatório

Rua do Bom Jesus, n° 58

(esquina da Rua do Bom Jesus com a Av. Marquês de Olinda)

Dos dias 8 a 12, das 16h às 22h.

Dos dias 13 a 17, de 16h a 0h

 

 

Direitos Humanos – Durante o Carnaval, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos montará espaços de proteção no Recife Antigo, no Pátio do Carmo e no Ibura, que funcionarão como local de acolhimento das crianças e adolescentes identificadas nas situações de trabalho ou exploração. Nesses espaços são ofertadas atividades lúdicas, culturais e artísticas, além de garantida a alimentação para o público atendido.
Após o evento, as informações coletadas (dados pessoais das crianças e adolescentes) são sistematizadas e encaminhadas aos Conselhos Tutelares e Promotorias da Infância para ciência das situações e possíveis acompanhamentos ou solicitações de medidas de proteção. No âmbito da Política de Assistência Social os casos cadastrados e reincidentes são encaminhamentos aos Centros de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS e outras situações eventuais para os Centros de Referência de Assistência Social - CRAS visando à realização de ações de prevenção/orientação junto às famílias.

Além do trabalho realizado nos espaços de proteção, a equipe de educadores sociais do Serviço Especializado em Abordagem Social – SEAS circulará no entorno do local de realização da festa realizando intervenções voltadas à sensibilização da população quanto aos direitos das crianças e adolescentes e fará busca ativa de situações de trabalho infantil, negligência, exploração sexual e outras violações de direitos.

MULHER - O Centro de Referência Clarice Lispector funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. Também haverá uma equipe na Central do Carnaval. Serão distribuídos materiais educativos com os principais telefones dos serviços de proteção as mulheres em situação de violência. O Centro de Referência Clarice Lispector fica na rua Bernardo Guimarães, 470. Boa Vista - Telefones: 3355. 3008 / 3355. 3009
Liga Mulher - Disque Orientação do Clarice Lispector: 0800 281 0107

Imprensa – A Secretaria de Imprensa garante aos veículos de comunicação a estrutura para que os profissionais possam fazer uma bela cobertura do Carnaval do Recife. Para quem não puder curtir os shows no Marco Zero da cidade, a Prefeitura irá transmitir ao vivo com imagens de alta qualidade todos os momentos do principal polo do Carnaval do Recife, através do site www.carnavalrecife2015.com
Neste Carnaval, a Secretaria de Imprensa repete a ação realizada com grande êxito no ano passado: o pool de TVs e rádios, que oferta sinal digital de alta qualidade direto do palco do Marco Zero, gratuitamente, para todos os veículos de imprensa. Serão sete câmeras de alta definição localizadas em pontos estratégicos do Marco Zero. Com a ação, o folião ganhou mais espaço para brincar e as emissoras ganharam na qualidade da transmissão, que hoje é feita sem que nenhum ruído interfira nas imagens que chegam até o telespectador ou internauta. As rádios também ganharam um espaço próprio, com visão estratégica para a folia, e poderão fazer a cobertura em tempo real com toda a infraestrutura necessária.
Há ainda a central de imprensa, na rua do Bom Jesus, que disponibiliza espaço com computadores e internet de alta velocidade para os veículos que estiverem trabalhando na cobertura do Carnaval. Os fotógrafos poderão descarregar suas fotos no backstage do Palco Marco Zero.
Walk Mídia - Este ano, será repetido o esquema do ano passado, com seis duplas circulando no Recife Antigo, das 18h às 22h nos dias de Carnaval, para entregar material e esclarecer dúvidas sobre os atrativos da cidade e sobre a festa.

Defesa Civil – A Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife pode ser acionada pela população por meio do telefone 0800 081 3400. A ligação é gratuita e a Central de Atendimento funciona 24h.
Procon Recife - O Procon Recife vai às ruas para coibir práticas irregulares durante o Carnaval do Recife 2015. Já a partir da próximo domingo (8), equipes de fiscalização visitarão estabelecimentos como bares e restaurantes no entorno dos principais Polos do Carnaval para fiscalizar práticas abusivas que acabam se tornando frequentes nessa época.

Na mira do Procon estão os comerciantes que estejam incorrendo em lesões ao consumidor como cobrar taxa mínima de consumo ou por utilização de mesa e cadeira - vedada pela Lei Municipal 16.705/2001. Outra irregularidade na pauta dos fiscais é se os estabelecimentos estão observando o caráter facultativo da taxa de serviço. Também será realizada panfletagem de material informativo, com orientações e dicas para os consumidores. A peça trará orientações para recifenses e turistas na prestação de diversos serviços demandados nessa época como Hotéis e Pousadas, Táxi, Estacionamentos e Alimentação.

O Procon Recife vai disponibilizar um ainda espaço na Central do Carnaval na Rua do Observatório, no Bairro do Recife, para o atendimento durante o Carnaval. O espaço funcionará das 18h à meia-noite, da sexta-feira (14) até a terça (17), recebendo queixas relativas à agressões aos Direitos do Consumidor.

Conecta Recife - A Empresa Municipal de Informática (Emprel) reforçará o serviço do Conecta Recife durante o Carnaval 2015. No Marco Zero, na Rua do Bom Jesus e na Praça do Arsenal serão colocados mais pontos de rádios nos hotspots já existentes, permitindo assim que mais pessoas se conectem simultaneamente. Atualmente, em cada ponto de wifi, 100 pessoas podem utilizar o serviço ao mesmo tempo. Durante a festa, em média, a capacidade sobe para 300 usuários.
No Marco Zero, por exemplo, temos quatro hotspots e 400 pessoas podem se conectar. Durante o Carnaval, em média, 1200 poderão desfrutar do sinal gratuito de forma simultânea.
Como utilizar - No site www.recife.pe.gov.br/conectarecife ou no formulário que abre após a solicitação de conexão do dispositivo móvel, o usuário faz um breve cadastro com e-mail, senha, nome, sobrenome e o número de um documento de identificação, que pode ser o passaporte. É necessário também aceitar os Termos e Condições do serviço, disponível no ato do cadastro. O formulário de inscrição está disponível em português e em inglês para dar usabilidade aos turistas estrangeiros que estiverem na cidade. Após concluir a inscrição, o usuário terá 10 minutos de acesso liberado para entrar em seu e-mail e confirmar o cadastro. Após finalizar o processo, ele fica livre para acessar à rede de qualquer um dos 74 pontos de wifi da cidade, só utilizando o e-mail e senha.

Locais contemplados com o Conecta Recife:
Região Noroeste - Praça do Derby (2 zonas wifi); Parque da Jaqueira (5 zonas wifi); Parque Santana (3 zonas wifi); Praça do Morro da Conceição; Praça do Trabalho; Sítio Trindade (2 zonas wifi); Mercado de Casa Amarela.
Região Centro - Praça da República, Casa da Cultura (3 zonas wifi), Parque 13 de Maio (4 zonas wifi); Rua da Aurora; Praça do Arsenal; Rua da Guia; Rua do Bom Jesus; Avenida Rio Branco; Av. Marquês de Olinda; Forte do Brum; Rua da Moeda; Av. Alfredo Lisboa; Rua Madre de Deus; Marco Zero (4 zonas wifi); Forte das Cinco Pontas; Mercado da Boa Vista; Mercado de São José (2 zonas wifi);
Região Oeste - Mercado do Cordeiro; Mercado da Madalena (2 zonas wifi); Praça da Avenida do Forte;
Região Sudoeste - Mercado de Afogados; Praça de Jardim São Paulo; Praça de San Martin;
Região Sul - Lagoa do Araçá (2 zonas wifi); Pina, em frente ao JCPM e em frente ao Hotel Transamérica; Avenida Boa Viagem, em frente ao Hotel Atlante Plaza, nos 1º, 2º e 3º jardins e nos quiosques 3,16,18,20,22,24,26,28,30,32,33,34,38,45 e 51; Pracinha de Boa Viagem (2 zonas wifi); e Parque Dona Lindu (3 zonas wifi).