NOTÍCIAS

| 10.02.15 - 15h24

Vigilância Sanitária do Recife intensifica fiscalização durante o Carnaval

Cerca de 60 inspetores sanitários vão participar do esquema de plantão

Até o último dia de Carnaval, a Vigilância Sanitária (Visa) da Secretaria de Saúde do Recife vai intensificar as inspeções nos estabelecimentos que vendem alimentos, entre eles restaurantes, bares e lanchonetes, além do comércio informal. Cerca de 60 inspetores sanitários fazem a fiscalização das barracas no entorno dos polos e polinhos de animação, além de hotéis, motéis, pousadas e postos de saúde.

As inspeções operam em comércios formais e informais, instalados na Rua da Moeda, Marco Zero, Praça do Arsenal e Pátio de São Pedro. Blocos, trios elétricos e camarotes instalados em todo o trajeto do Galo da Madrugada, também farão parte das fiscalizações, com o objetivo de verificar as condições sanitárias do local, bem como a qualidade dos alimentos oferecidos. Os serviços de saúde também serão inspecionados.

Para a inspetora da Vigilância Sanitária, Emília Resque, os produtos mais encontrados durante os eventos de rua e passíveis de apreensão e inutilização são as bebidas caseiras, água vendida em saquinho ou sem origem, gelo sem procedência, produtos de origem animal sem registro no órgão competente e/ou sem acondicionamento adequado.

“Estamos atentos, sobretudo, aos alimentos impróprios para o consumo e que estão vencidos, adulterados e deteriorados. Não são permitidos espetinhos caseiros, peças inteiras de queijo e pacotes de salsichão para serem manipulados em via pública. As quentinhas e espuminhas de carnaval também estão proibidas”, alertou Emília.

Além das equipes volantes, 7 (sete) barreiras sanitárias montadas em parceria com a Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) e Polícia Militar estarão situadas na Praça Sérgio Loreto, Rua Floriano Peixoto, Av. Princesa Isabel, Av. Nossa Senhora do Carmo, Rua 1º de Março, Ponte da Boa Vista e Ponte Duarte Coelho intensificando as vistorias nos dias da festa.

BALANÇO – Até o momento, foram feitas 387 inspeções e quatro capacitações com o objetivo de treinar os manipuladores de alimentos do comércio de barracas padronizadas e comércio informal. Além de verificar também 80 estabelecimentos, entre clubes, buffets, hotéis e motéis, previamente para os dias de festa. E ainda, 44 drogarias e quatro policlínicas próximas aos polos e polinhos.