Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 10.02.21 - 14h00

Prefeitura do Recife amplia vacinação para idosos com 80 anos ou mais

Prefeito João Campos fez o anúncio do avanço do Recife Vacina nesta quarta (10). Agendamento estará disponível no Conecta Recife a partir desta quinta (11) à noite e a vacinação desse público começará na sexta-feira

 

A Prefeitura do Recife dá continuidade ao Plano Recife Vacina e amplia o grupo de vacinação contra o novo coronavírus para os idosos da população em geral, a partir dos 80 anos. O anúncio foi feito pelo prefeito João Campos, através da sua rede social, nesta quarta-feira (10). Para receber as doses, as pessoas dessa faixa etária também deverão realizar o cadastro, no Conecta Recife, para agendar dia, hora e local.

“Teremos uma expansão no nosso Plano Recife Vacina. A partir desta sexta-feira, todos os idosos com 80 anos ou mais poderão ser vacinados. O agendamento começará amanhã (quinta) à noite no site ou aplicativo do Conecta Recife, e a partir da própria sexta-feira poderão ser vacinados em um dos nove centros de vacinação ou um dos cinco drive-thrus da nossa cidade”, explicou o prefeito.

Os idosos precisam realizar o agendamento através do Conecta Recife – www.conectarecife.recife.pe.gov.br ou app disponível nas lojas PlayStore, para Android; e AppStore, para dispositivos iOS. Se estiver dentro dessa faixa etária e for acamado, deverá marcar a opção disponível durante o cadastro. “Você que conhece alguma pessoa com 80 anos ou mais, ajude a fazer o cadastro, o agendamento e ir ao local de vacinação. Para quem está acamado, quando fizer o cadastro, pode informar e a Prefeitura vai enviar uma equipe até o local onde este idoso está para fazer a imunização. Eu tenho certeza que juntos vamos vencer a pandemia e o caminho efetivo para esta vitória é através da vacina”, disse o prefeito João Campos.

O Plano Recife Vacina disponibiliza nove centros de vacinação distribuídos por várias regiões da cidade: Compaz Dom Helder Câmara, no Coque; Unidade de Cuidados Integrais (UCIS) Guilherme Abath, no Hipódromo; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. A Secretaria de Saúde do Recife disponibiliza também cinco pontos de drive-thru, que funcionam no Parque da Macaxeira, Geraldão, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Estádio do Arruda e Tribunal Regional Federal da 5ª Região. Todos os locais funcionam das 7h30 às 18h30, de domingo a domingo. Para os idosos entre 80 e 84 anos, contemplados nesta ampliação, serão disponibilizadas doses da CoronaVac(Butantan/Sinovac).

TRABALHADORES DE SAÚDE A PARTIR DE 60 ANOS - Na última segunda-feira (8), a Prefeitura do Recife ampliou a vacinação contra a covid-19 para trabalhadores de saúde, ativos, a partir de 60 anos. Eles também deverão realizar o agendamento através do Conecta Recife. Os trabalhadores da saúde a partir de 60 anos, ativos, que possuem vínculo empregatício em instituições de saúde públicas ou privadas devem anexar no aplicativo e apresentar, no dia agendado para vacinação, uma declaração no modelo disponibilizado pela Secretaria e assinada pelo responsável indicado pela sua instituição.

Já os trabalhadores da saúde a partir de 60 anos, ativos, que atuam de forma autônoma, devem anexar no aplicativo e levar no dia da vacinação a carteira do Conselho de Classe da sua profissão. Além disso, no momento da vacinação, será disponibilizada uma autodeclaração que será assinada pelo trabalhador, responsabilizando-o pelas informações inseridas no cadastro. 

SEGUNDA DOSE - Sobre os trabalhadores da saúde da linha de frente da pandemia que já tomaram a primeira dose da vacina há 21 dias, basta agendar a segunda dose no aplicativo e levar, no dia agendado para receber a imunização, o cartão de vacinação.

DOSES – O Recife recebeu, até o momento, 128.080 doses de vacina, enviadas pelo Ministério da Saúde. Desse total, 16.520 foram da Oxford/AstraZeneca. Outras 111.560 doses foram da CoronaVac (Butantan/Sinovac), que estão sendo utilizadas para garantir o esquema vacinal completo de cada pessoa imunizada, com primeira e segunda dose.