Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 10.02.22 - 22h09

Proteção e diversão: Prefeitura do Recife monta Parquinho da Vacina para imunizar crianças contra a covid-19

Ação itinerante, que terá brinquedo inflável, jogo de futebol, pipoca e outros atrativos para as crianças, percorrerá diversos bairros da capital para ampliar a cobertura vacinal contra covid-19 do público entre cinco e 11 anos

 

Unindo proteção e diversão, a Prefeitura do Recife lança mais uma estratégia para ampliar a cobertura vacinal contra a covid-19 na capital: o Parquinho da Vacina. A ação itinerante, que terá brinquedo inflável, jogo de futebol, pipoca e outros atrativos para as crianças, percorrerá diversos bairros da cidade para levar a vacina que protege contra o novo coronavírus para mais perto da comunidade, sem a necessidade de agendamento. A iniciativa terá início nesta sexta-feira (11), na Escola Municipal Casarão do Barbalho, na Iputinga, e segue no sábado (12), na Creche Municipal Esperança, nos Torrões, e no domingo (13), Escola de Referência em Ensino Fundamental Caic Creusa Barreto Dornelas Câmara, em Santa Luzia. As ações acontecerão sempre das 8h às 16h,

 

A ideia do Parquinho da Vacina é acelerar o ritmo da vacinação contra covid-19 das crianças na cidade, levando diversão para este público e facilitando a rotina dos pais ou responsáveis que, por diversos motivos, ainda não puderam levar os filhos aos centros de vacinação exclusivos para as meninas e meninos. Esta iniciativa segue o mesmo mote das ações lançadas pela Prefeitura do Recife voltadas para o público adulto: Caldinho da Vacina, Carro da Vacina, além da vacinação itinerante, que aproximaram as comunidades da imunização contra a covid-19 e foram aplicadas cerca de 70 mil doses dos imunizantes.

 

A imunização infantil no Recife teve início no dia 15 de janeiro e, até o momento, foram vacinadas contra a covid-19 34.985 crianças entre cinco e 11 anos - o que representa 21,93% de cobertura vacinal. Segundo estimativa do Ministério da Saúde, baseada no IBGE, a capital pernambucana tem 159.558 crianças nessa faixa etária.

 

Todas as localidades que receberão as ações serão escolhidas a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso. Durante as atividades, as equipes da Secretaria de Saúde do município realizarão o cadastro das crianças no Conecta Recife e farão a aplicação da dose na mesma hora, sem necessidade de agendamento.

 

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento oficial da criança, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade, além de comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável legal. Caso não possua este último, ou o certificado de domicílio eleitoral, é possível utilizar uma autodeclaração de moradia, elaborada especificamente para esta ação.

 

Os pais ou responsáveis devem estar presentes no momento da vacinação e munidos de documento de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência do Recife. Em caso de ausência de pais ou responsáveis, a vacinação deve ser autorizada por um termo de consentimento por escrito. Para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, bem como o documento da criança e o comprovante de residência.

 

Os profissionais que farão aplicação das vacinas passaram por treinamento e estão devidamente capacitados para realizar este serviço. As crianças poderão receber a vacina Coronavac (somente aquelas a partir dos seis anos) ou a do fabricante Pfizer, que foi criada especificamente para o público infantil. As seringas são menores e específicas para essa faixa etária. É importante destacar que a vacinação das crianças deve cumprir um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais vacinas do calendário de imunização do público infantil.

 

No Recife, a vacinação infantil conta com um cartão de vacinação especial para esse público. No dia da vacinação, as crianças também ganham um Certificado de Criança Super Vacinada, uma forma de estimular a garotada na hora da aplicação da vacina. No Certificado, o MC Gotinha ostenta uma capa de super-herói e o documento traz dizeres de incentivo, em linguagem jovem e contemporânea. Como forma de incentivar o hábito da leitura, a criança também ganha um livro de literatura infantil, do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Educação.

 

A Secretaria de Saúde (Sesau) do município montou Centros de Vacinação exclusivos para este público: na sede do Sest/Senat, no Porto da Madeira; na UFPE, na Cidade Universitária; na Faculdade Universo, na Imbiribeira; e Unicap, na Boa Vista. A vacina está sendo aplicada de domingo a domingo, das 7h30 às 18h30, sendo necessário fazer o agendamento pelo site (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vacinacao-de-criancas) ou aplicativo do Conecta Recife.