36 mil meninas devem ser imunizadas contra HPV no Recife
A imunização contra HPV começa nesta segunda-feira, 10
A partir desta segunda-feira, 10, a Secretaria de Saúde do Recife, dentro do calendário de vacinação do Ministério da Saúde, inicia a vacinação, contra o Papilomavírus Humano (HPV), de adolescentes do sexo feminino com idade entre 11 e 13 anos. A previsão é que no Recife 36,2 mil adolescentes do sexo feminino sejam imunizadas, de um total de 253,3 mil em todo o Estado.
A vacinação ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde do Recife, escolas públicas e privadas. Nas 765 escolas das redes municipal e privada, a vacinação será iniciada no dia 24 de março, conforme cronograma a ser divulgado pela Secretaria de Saúde do Recife. Até lá, uma carta circular será enviada aos pais das adolescentes para esclarecimentos sobre a importância da vacinação contra o HPV. Caso os pais não autorizem a vacinação da adolescente, será preciso assinar o ‘Termo de Recusa de Vacinação contra HPV’, que será distribuído pela escola.
As meninas deverão tomar três doses, sendo a segunda com seis meses, que será em setembro de 2014, e a terceira com 60 meses, ou seja, com cinco anos após a primeira dose. O objetivo da vacinação é prevenir o câncer do colo do útero, reduzindo a mortalidade por essa doença. A meta é vacinar 80% da população alvo, gerando, inclusive, uma imunidade coletiva.
Papilomavírus Humano (HPV) - É um vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativa da Organização Mundial da Saúde aponta que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, anualmente. A vacina não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais.
Outras informações:
· O público-alvo desta vacina, no ano de 2014, será de adolescentes do sexo feminino na faixa etária entre 11 a 13 anos de idade;
· A vacinação deverá acontecer em Unidades Básicas de Saúde, como rotina, e em escolas públicas e privadas;
· O Ministério da Saúde adotará o esquema composto por 3 doses: 0, 6 e 60 meses;
· A administração da 1ª dose terá início em 10 de março de 2014, a 2ª dose no mês de setembro e a 3ª dose está prevista para 5 anos após a 1ª dose.