NOTÍCIAS

| 10.03.15 - 22h22

​Vigilância Sanitária do Recife se reúne com comerciantes de pescados dos mercados públicos da cidade

Ministério Público de PE, Procon-PE, Delegacia do Consumidor e Adagro também participaram do encontro que antecede a Operação Pescado. (Foto: Divulgação)

A Vigilância Sanitária (Visa) do Recife, o Ministério Público de Pernambuco, Procon-PE, Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro) e Delegacia do Consumidor se reuniram na tarde desta terça-feira (10) com comerciantes de pescados dos mercados públicos da cidade, para falar sobre segurança alimentar. A ação educativa antecede a Operação Pescado, cujo objetivo é fiscalizar a qualidade dos produtos que serão vendidos durante a Semana Santa.

Os vendedores receberam orientações acerca da forma correta de acondicionar, transportar e expor o produto para vender. “Além da higienização geral, tanto de quem manipula e vende como do local, é preciso ficar atento ao transporte dos pescados, aos equipamentos utilizados no ambiente de trabalho e também à segurança dos próprios funcionários”, explicou a chefe do Setor de Controle de Alimentos da Visa, Geise Belo.

“Todos esses itens são exigidos pela legislação. A Vigilância Sanitária tem o papel de sensibilizar os vendedores, para garantir qualidade aos produtos deles mesmos e segurança aos consumidores”, afirmou a gerente de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do Recife, Adeílza Ferraz. Ainda de acordo com ela, as inspeções começam até o fim deste mês.

O comerciante Elias Correia, de 47 anos, é um dos mais antigos no Mercado da Encruzilhada, e, embora trabalhe com pescados há mais de 30 anos, reconhece a necessidade de receber mais instruções. “A gente sempre tem algo a aprender, principalmente quando a gente tem que cumprir o que a lei diz”, disse. “Se a gente não tem produto bom, a gente não consegue cliente pra comprar”, contou o vendedor João Rodrigues, de 62 anos.