Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 10.03.16 - 10h37

Dia Mundial do Rim é lembrado com ações de saúde no Recife

Profissionais vão debater sobre doenças renais hoje (10); sábado (12), a população vai participar de atividades no Parque 13 de Maio

Nesta quinta-feira (10), é comemorado o Dia Mundial do Rim, que tem, este ano, como tema “A prevenção da Doença Renal começa na infância”. Para lembrar a data, a Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, realizará duas ações durante a semana. A Primeira será o Fórum Mundial do Rim, entre 14h e 17h, no Auditório do Banco Central. A segunda ação será no Parque 13 de maio, das 9h às 12h do sábado (12).

“As causas iniciais de lesão renal variam de acordo com a região e a faixa etária do paciente, mas sem dúvida incluem como principais causas as malformações do trato urinário, as doenças glomerulares e as doenças hereditárias”, explica a coordenadora da Política de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da Secretaria Municipal de Saúde, Roberta Magalhães.

De acordo com a coordenadora, o Fórum Mundial do Rim servirá para os profissionais de saúde debaterem sobre doenças renais, a prevenção na infância, assim como da hipertensão e do diabetes. Estarão presentes servidores da Atenção Básica, da Sociedade de Nefrologia, assim como residentes e estudantes da área de saúde.

Já no sábado (12), a população poderá contar com os serviços dos profissionais para aferição de pressão, aulão da Academia da Cidade, teste de urina e materiais educativos, assim como atividades lúdicas para as crianças.