Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 10.03.23 - 18h08

Aula inaugural do Programa Conexões Periféricas acontece nesta segunda-feira (13)

 

 
Parceria da Prefeitura do Recife com o UK-Brazil Tech Hub, a ThoughtWorks e a FA.VELA irá beneficiar 25 jovens recifenses com formação em programação web

 

 

Os 25 jovens selecionados para o Programa Conexões Periféricas iniciam as aulas no curso de programação web na próxima segunda-feira (13), às 18h, na Casa Zero, na Rua do Bom Jesus, 237, no bairro do Recife. O Conexões Periféricas é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, realizada pela Secretaria Executiva de Juventude (Sejuv), cujo objetivo é democratizar e estimular o acesso dos jovens ao universo da tecnologia. Ao todo, a 3ª edição do programa inscreveu mais de 500 jovens recifenses com idades entre 16 e 25 anos.

As boas vindas aos alunos serão dadas por representantes da Prefeitura do Recife, do UK-Brazil Tech Hub, da empresa ThoughtWorks e da Instituição FA.VELA. Um ex-aluno do Programa Conexões Periféricas também estará presente para um bate-papo. Ao fim, a aula será encerrada com uma apresentação cultural.

A 3ª edição do Programa Conexões Periféricas recebeu a inscrição de mais de 500 jovens recifenses interessados em participar do curso de programação web, ministrado por profissionais da empresa ThoughtWorks. Do total das vagas, 75% estavam reservadas para candidatos negros, população LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. As demais vagas eram de livre concorrência. No processo seletivo, mediante preenchimento do formulário, foram levados em consideração critérios como diversidade territorial, equilíbrio de gênero e fator socioeconômico.

O Programa Conexões Periféricas já beneficiou mais de 100 jovens recifenses. Desde 2018, a iniciativa é realizada em parceria com a empresa ThoughtWorks. Neste ano, a 3ª edição do Conexões Periféricas será realizada também em parceria com o Governo Britânico, por meio do UK-Brazil Tech Hub, e com a instituição educacional FA.VELA. As aulas ocorrerão na Casa Zero ao longo de três meses com três encontros semanais, totalizando 72 horas-aula. O conteúdo programático terá dois eixos de formação, o de desenvolvimento pessoal e o de programação web. Os alunos irão receber uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 200 a cada mês até o fim do curso.

 


SERVIÇO

 

O quê: Aula inaugural do Programa Conexões Periféricas, da Prefeitura do Recife
Quando: segunda-feira (13), das 18h às 20h
Onde: Casa Zero - Rua do Bom Jesus, 237, Bairro do Recife