Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 10.03.23 - 11h17

Recife se enche de festa para celebrar seus 486 anos

img_alt

De amanhã (11) até segunda (13), uma diversificada programação cultural será oferecida nas ruas e espaços públicos para festejar a cidade de tantas tradições, belezas e histórias: vai ter show de Mundo Bita, Marron Brasileiro e convidados, concerto da Banda Sinfônica, cortejo de agremiações da cultura popular, entre outras atividades gratuitas. (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

Nos próximos dias, o Recife será todo programações gratuitas e a céu aberto para celebrar seus 486 anos de tradição e resistência, travessias, águas e imaginação. Para encher de festa as ruas e espaços públicos da cidade, a Secretaria de Cultura e a Fundação de Cultura Cidade do Recife preparam um calendário comemorativo caprichado, com show e concerto musical, cortejos de agremiações, estreia de exposição e distribuição de bolo em restaurante popular. A programação é toda gratuita e tem como principal cenário o Recife Antigo, entorno que conta os primeiros capítulos da história da cidade.

Confira os destaques culturais:

 

SÁBADO (11) 

Museu da Cidade com oficina gratuita para crianças - No Museu da Cidade, no Forte das Cinco Pontas, no bairro histórico de São José, importante estuário da cultura recifense, o aniversário do Recife será comemorado enchendo o sábado de cor, com a oficina de pintura gratuita “Boi de Tinta, Boi que voa: Nassau quis assim” que será oferecida das 14h às 16h. Para participar, não é necessária inscrição prévia, basta comparecer ao Museu no horário da atividade, livre para todas as idades.

Desfile das Agremiações vencedoras do Grupo Especial do Carnaval 2023 - A partir das 16h, brinquedos e brincantes da cultura popular celebrarão as raízes culturais mais profundas da capital pernambucana, num desfile a céu aberto pelas ruas do Recife Antigo. O cortejo, que sairá da Avenida Rio Branco, em direção à Praça do Arsenal, reunirá os 11 vencedores do Grupo Especial do Concurso de Agremiações do Carnaval 2023: o Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira, o Boi Maracatu de Arcoverde, a Tribo Indígena Tapirapé, o Clube de Boneco Seu Malaquias, o Clube Carnavalesco Misto Das Pás, a Gigante do Samba, o Maracatu de Baque Solto Estrela Dourada da Buenos Aires, o Maracatu de Baque Virado Nação Encanto do Pina, a Tribo de Índios Orubá, a Troça Carnavalesca Mista Abanadores do Arruda e o Urso Cangaçá de Água Fria. No Arsenal, cada agremiação desfilará suas vitoriosas cores e enredos na passarela à frente do palco montado pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura. Na ocasião, haverá ainda a entrega dos troféus aos vencedores dos concursos carnavalescos.  

Banda Sinfônica no Arsenal - A partir das 18h, a Banda Sinfônica do Recife fará sua primeira apresentação do ano para celebrar o aniversário e a música da cidade com todos os seus sopros, naipes, acordes e melhores auspícios. O repertório preparado pelo maestro Nenéu Liberalquino dará conta de vários ritmos que se encontram na cidade, cuja vocação musical é reconhecida e declarada até pela Unesco, indo do erudito ao frevo, com a participação das vozes, emoções e tradições do Coral Edgard Moraes.

 

DOMINGO (12)

No domingo mais recifense do ano, quando a cidade efetivamente vai virar a folhinha de seu calendário natalício, a festa continua.

Bolo de Aniversário no Restaurante Popular Naíde Teodósio, às 11h - Às 11h, o tradicional bolo do aniversário do Recife será servido em cerca de 700 porções, no Restaurante Popular Naíde Teodósio, localizado na Rua Afonso Costa, 212, bairro de Santo Amaro, para celebrar o Recife em generosas fatias.

Paço do Frevo com acesso Gratuito - Das 11h às 18h, o Paço do Frevo também vai aderir à festa, garantindo acesso gratuito a todos os públicos. Além disso, oferecerá Doses Gratuitas de Frevo: visitas mediadas à exposição Frevo Vivo. O museu também vai convidar o Recife a celebrar ao ar livre, em vivências de frevo na Praça do Arsenal às 11h, 12h, 14h e 15h. Às 16h, vai ter performance de dança feminina, em honra e graça à cidade e às mulheres que aprofundam e gestam seus sentidos. 

Shows de Mundo Bita e Marron Brasileiro na Praça do Arsenal -  Na Praça do Arsenal, todas as gerações do Recife serão convidadas para a festa. A primeira atração a se apresentar no palco montado pela Secretaria de Cultura e pela Fundação de Cultura Cidade do Recife será Mundo Bita, a partir das 15h, para encher de alegria, sonho e trilhas sonoras as próximas gerações de recifenses. A partir das 16h, Marron Brasileiro sobe ao palco do Arsenal, com vários convidados, como Isaar, Cintia Barros, Dany Myler, André Rio, Charles Theone e Ciel Santos, para embalar o segundo dia de comemorações com seus sucessos que arrastam e embalam multidões de alegrias pelas ruas do Recife, há muitos carnavais. 

 

SEGUNDA (13) 

Exposição na Casa do Carnaval - Na segunda (13), o Recife ganha mais um presente: a exposição “A Cidade da Música e todos os seus Carnavais”, que vai estrear na Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro, reunindo imagens e itens de acervo de agremiações da cultura popular, para evocar a festa que sempre fomos, com todos os ritmos que renderam à capital pernambucana, pela profusão e riqueza, o título de Cidade Criativa da Música, concedido pela Unesco. A exposição faz ainda referência a Chico Science, um dos mais eloquentes representantes dessa diversidade musical, e estreia, não por acaso, no dia do aniversário do mangueboy. Celebrará ainda Gal Costa, voz que traduziu, com perfeição e os mais cristalinos agudos, Salvador, irmanada ao Recife pela música e pelo título de Cidade da Música da Unesco, pelo sol e pela ofegante, colorida e insurgente tradição do Carnaval. A Casa do Carnaval abrirá, excepcionalmente, nesta segunda-feira, das 9h às 16h. O espaço funciona de quarta a sexta, das 9h às 16h, e sábado e domingo, das 10h às 16h.