Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 10.03.23 - 15h51

Secretaria de Saúde do Recife realiza ações para celebrar os 486 anos da cidade, neste fim de semana

img_alt

Vacinação, orientações em saúde bucal e testagem rápida para detecção de infecções sexualmente transmissíveis estão entre as diversas atividades que acontecerão em três locais: Mutirão Mais Vida, em Joana Bezerra; Viva Guararapes, no bairro de Santo Antônio, e também no Viva Recife, na Praça do Arsenal, área central. (Foto: Cortesia/Sesau)

 

 

As comemorações do aniversário do Recife não podem deixar de contemplar a saúde dos moradores da capital. Por isso, a Secretaria de Saúde (Sesau) do município preparou uma série de ações que serão realizadas ao longo deste fim de semana de celebração dos 486 anos da cidade. No sábado (11), das 8h às 12h, as equipes estarão no Mutirão Mais Vida, no bairro de Joana Bezerra. Já no domingo (12), será a vez do Viva Guararapes, na Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio, das 9h às 17h, e do Viva Recife, na Praça do Arsenal, área central da cidade, das 9h às 17h. Entre as atividades planejadas, estão vacinação, orientações em saúde bucal, testagem rápida para detecção de infecções sexualmente transmissíveis e muito mais.

 

No sábado (11), durante o Mutirão Mais Vida, em Joana Bezerra, das 8h às 12h, e também no domingo (12), das 9h às 17h, no Viva Recife, na Praça do Arsenal, a população que participar dos eventos poderá ter acesso à atualização de cartão vacinal para pessoas de todas as idades e também aplicação do imunizante contra covid-19 para os moradores a partir de 12 anos. Além disso, também serão realizados testes rápidos para detectar sífilis, HIV e hepatites virais, orientações sobre como evitar a proliferação do aedes aegypti e prevenção da dengue, zika e chikungunya, dicas para melhorar a saúde bucal, com a participação do Bocão, instruindo sobre a forma correta de escovação dos dentes. 

 

Ainda nestas duas ações, haverá distribuição de preservativos masculinos e femininos, sachês de gel lubrificante, hipoclorito, kits de saúde bucal. Os professores do Programa Academia da Cidade também estarão nos locais para fazer avaliação do Índice de Massa Corporal e dar informações sobre alimentação saudável e exercícios físicos para melhorar a qualidade de vida. 

 

Já no domingo (12), de 9h às 17h, quem circular pela ação do Viva Guararapes, na Avenida Guararapes, além de toda a programação de turismo e lazer montada pela Prefeitura do Recife para celebrar o aniversário da cidade, também vai poder atualizar o esquema vacinal contra covid-19, cujo imunizante estará disponível para pessoas acima de 12 anos. No local, ainda serão distribuídos preservativos e sachês de gel lubrificante.