NOTÍCIAS

Cultura | 10.04.12 - 19h01

Comitiva da PCR vai a Brasília para garantir financiamento de US$ 130 milhões para Educação Básica

Parte do recurso ainda será empregado em ações para modernizar e eficientizar o modo de gestão da Prefeitura

Os secretários de Gestão e Planejamento, Evelyne Labanca e de Finanças, Petrônio Magalhães, viajam a Brasília, nesta quarta-feira (11), para participar de uma série de reuniões com o Governo Federal e o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD). Os encontros tem por finalidade ajustar os detalhes contratuais do Programa de Desenvolvimento da Educação e da Gestão Pública no Município do Recife (SWAp Recife), que deve disponibilizar à Capital um investimento de US$ 130 milhões. Deste total, U$$ 100 milhões serão destinados para ampliar e aprimorar a rede de ensino básico (CMEIs e creches), já os U$$ 30 milhões restantes devem ser empregados para eficientização da gestão municipal.

A comitiva é formada por 12 pessoas das secretarias de Gestão e Planejamento, Finanças, Educação e Assuntos Jurídicos. Durante os dias 12 e 13, o grupo participa da pré-negociação do Contrato de Financiamento do programa com o BIRD, na Secretaria de Assuntos Internacionais do Ministério do Planejamento (SEAIN/MP). “Trata-se de uma fase decisiva para garantir os recursos para o Município. Já havíamos nos reunido com o presidente do Banco Mundial e saímos com muita confiança de que o financiamento será liberado rapidamente. Os recursos serão importantes para alavancar ainda mais a Educação Básica do Recife que já vem recebendo atenção especial com a construção de CMEIs em todas as regiões. Além disso, uma fatia desse recurso será aplicada em ações para tornar a gestão e os processos administrativos mais modernos e ágeis”, afirma o prefeito João da Costa.

No início da próxima semana, nos dias 16, 17 e 18, a secretária de Assuntos Jurídicos, Virgínia Pimentel integra-se à equipe para tratar sobre a negociação com o Banco Mundial quanto ao Contrato de Financiamento e de Garantia dado pela União, em reunião que acontece no escritório de representação do BIRD em Brasília. A expectativa é que em três meses as negociações sejam concluídas e o acordo de financiamento assinado.

Negociação – Em março passado, o prefeito João da Costa se reuniu com o diretor-presidente do Banco Mundial para o Brasil, Makhtar Diop, e com o coordenador-geral de operações no Brasil, Boris Utria, para tratar de financiamento para o Programa de Desenvolvimento da Educação e da Gestão Pública no Município do Recife. O programa tem como objetivo aumentar e melhorar a qualidade do Ensino Básico na cidade e melhorar o desempenho da gestão pública municipal, com ênfase nas áreas de Educação, Finanças, Administração, Mobilidade Urbana e Gerenciamento das Políticas Públicas. Na época, o gestor também se encontrou com o sub-secretário do Tesouro Nacional, Eduardo Coutinho, para discutir o financiamento do SWAp Recife.