NOTÍCIAS

Cultura | 10.04.12 - 15h53

João da Costa acompanha execução de obras em Dois Unidos

[caption id="attachment_16164" align="alignleft" width="334" caption="No local, à margem direita do Rio Beberibe, estão sendo pavimentados 1 km da Avenida Beira-Rio. Foto: Fernando Silva"][/caption]

O prefeito do Recife, João da Costa, esteve no bairro de Dois Unidos, na manhã desta terça-feira (10), onde visitou três obras em andamento nas margens do Rio Beberibe. As ações integradas de infraestrutura tiveram um custo total de R$ 18,1 milhões e correspondem a obras de contenção de encostas, drenagem, esgotamento, pavimentação e construção de um conjunto habitacional. A vistoria foi acompanhada pelos secretários de Serviços Públicos, Eduardo Vital, e de Saneamento, José Marcos de Lima, além de representantes do Orçamento Participativo.

Por onde passou, o prefeito conversou com moradores e ressaltou a importância de acompanhar de perto esse tipo de intervenção de infraestrutura. “É fundamental visitar as obras para ver in loco o que foi proposto no projeto, até porque muitas vezes os projetos são concebidos por pessoas que não conhecem profundamente as particularidades da região. Muitas vezes são coisas simples, pequenos ajustes, que você só toma conhecimento ao conversar com os moradores”, destacou o gestor.
[flickrslideshow acct_name="Recifeweb" id="72157629422646482/"]
A primeira obra vistoriada foi a do habitacional que está sendo erguido na Rua Pereira Barreto. Serão 304 casas do tipo duplex destinadas aos moradores de áreas insalubres. O total do investimento é 14,4 milhões e a expectativa é que em maio deste ano parte das moradias já possam ser entregues. As casas incluem quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. Lá, o gestor conversou com os operários, com a comunidade e entrou nos cômodos que estão sendo erguidos para acompanhar de perto o andamento da obra.

Já na Avenida Beberibe, onde a comitiva fez sua segunda parada, o gestor municipal acompanhou as obras de pavimentação, drenagem e instalação de coletor central de esgoto. A obra está vinculada ao Prometrópole e contou com um orçamento de R$ 3 milhões, incluindo todo o sistema de esgotamento sanitário. No local, à margem direita do Rio Beberibe, estão sendo pavimentados 1 km da Avenida Beira-Rio, que contará com seis metros de rolamento em asfalto e 1,5 metros de passeio nas duas calçadas. De acordo com o prefeito, os serviços executados naquela área ajudarão a minimizar os transtornos causados pelas chuvas, diminuindo os alagamentos.

A última parada do prefeito foi na Rua Tancredo Neves. Lá, o prefeito foi recebido com entusiasmo por Rubem Barbosa de Souza, um dos fundadores da “antiga invasão” e atual presidente da associação de moradores. “Há 25 anos isso aqui era conhecido como vagem, pois era tudo lama e sujeira. Isso fazia a gente ter vergonha do lugar onde morávamos, além de vários outros problemas. Acho que essa mancha começou a ser apagada quando João da Costa, quando ainda era secretário, iniciou o Orçamento Participativo. Foi a partir desse programa que as comunidades se sentiram capazes de articular as obras que realmente precisavam. Hoje, esse local onde moramos parece um conjunto habitacional e esse trabalho todo feito aqui é digno de aplausos”, afirmou Souza.

A Rua Tancredo Neves tem cerca de 500 metros de extensão e está ganhando, além do coletor central de esgoto, uma pista em paralelo de quatro metros de largura e calçadas laterais com 1,5 metros à direita e 2 à esquerda. O custo da obra é de aproximadamente 700 mil e a previsão é que em 90 dias ela esteja concluída.