João da Costa lança 10ª edição do Futebol Participativo
A tradição do futebol de várzea é levada a sério pela Prefeitura do Recife. Milhares de postulantes a craques irão disputar a décima edição do Futebol Participativo. A competição é lançada pelo prefeito João da Costa, nesta terça-feira (10), no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem. O projeto, que conta com o patrocínio da Vivo, vai contar com muitas novidades, entre elas uma parceria com a Federação Pernambucana de Futebol.
As novidades para esta edição da maior competição de futebol de várzea do mundo são muitas. Uma parceria com a Federação Pernambucana de Futebol (FPF) foi fechada e vai garantir programação durante o ano inteiro para as categorias sub-15 e sub-17, já que as mais de 200 equipes que devem se inscrever para a competição vão disputar seis vagas para o campeonato pernambucano. Além disso, os melhores de cada posição na categoria sub-17 serão contratados e irão receber bolsa da FPF. Os jovens serão emprestados a equipes intermediárias do estado, que poderão aproveitar os jogadores entre os seus juniores.
Outra surpresa deste ano é que haverá premiação especial para os artilheiros, melhores goleiros, craque do campeonato e melhor técnico. Além disso, todas as equipes classificadas para a Copa Vivo dos Campeões, fase final da competição, em todas as categorias, vão receber uniforme completo (camisas, calções e meiões).
Para este ano, a expectativa é de que mais de 550 equipes se inscrevam, envolvendo cerca de 16 mil atletas, que utilizarão 32 campos de futebol de várzea, em todas as regiões da capital pernambucana. O torneio terá as categorias sub-15 e sub–17, aberto masculino, aberto feminino e veterano. Na primeira fase, os jogos acontecem nas comunidades onde moram os atletas. Já na fase final, quando se enfrentam times de RPA´s diferentes, a PCR custeia o transporte dos atletas.
“O Futebol Participativo é um projeto que tem resgatado e preservado o futebol de várzea, na Cidade. Além disso, tem apresentado novos talentos e conta com uma programação intensa, com duração de quase 10 meses”, disse Antonino Fernandes, diretor de esportes do Geraldão.
Participativo - Equipes, atletas e dirigentes comunitários são atores diretos, com poder de decisão em todos os momentos do calendário anual do projeto, desde o planejamento, definição do regulamento, julgamentos disciplinares e do gerenciamento dos jogos. Além disso, o projeto se destaca como um espaço de discussão sobre o universo do futebol, através de cines-debate e palestras.
Balanço – No ano passado, mais de 500 equipes participaram do campeonato, com 18 mil atletas inscritos e mais de 30 campos de várzea da cidade com jogos em praticamente todos os finais de semana de agosto a novembro. Apenas na primeira fase do torneio foram realizados 864 jogos com mais de 1.500 gols.
Calendário
14/04 a 30/05 – Primeira fase do sub 15 e sub 17
10/06 – Desfile de Abertura das categorias aberto
16/07– Início da copa VIVO dos Campeões da categoria Sub 15 e Sub 17
14 ou 15/07 - Final da copa VIVO dos Campeões da categoria Sub 15 e Sub 17
21/07 a 30/09 – 1º fase das categorias aberto feminino e masculino
04/10 – Festa de premiação dos Campeões da categoria aberto feminino e masculino
14/11 a 25/11 – Copa VIVO dos Campeões das categorias aberto feminino, masculino e categoria Veterano
07/12 – Final da Copa VIVO dos Campeões do Futebol Participativo 2012