SecMulher Recife divulga pesquisa sobre mulheres no mundo do trabalho em reunião internacional
O Projeto Todos Juntos Contra a Exclusão traz um panorama da participação feminina em três cidades
Mulher no mundo do trabalho nas cidades de Recife, Fortaleza e Torino, na Itália, é o tema das pesquisas que serão apresentadas na reunião internacional do Projeto Todos Juntos Contra a Exclusão, entre os dias 13 e 15 de abril, das 9h às 17h, na Pousada Vila Boa Vista, no bairro da Boa Vista. O evento é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, e visa diagnosticar os avanços e entraves da participação feminina nos diversos ambientes de trabalho.
Na abertura da reunião, no dia 13 de abril, a Secretaria da Mulher do Recife apresentará o documento Gênero e Mercado de Trabalho Local - As Mulheres de Recife e o Mundo do Trabalho, que traz um panorama da inclusão feminina nos meios de trabalho formais e informais no Recife. Também serão expostas as realidades na cidade de Fortaleza, com a participação da Coordenadoria da Mulher, e de Torino, com os representantes das instituições não governamentais Grupo Abele e Confcooperative. Em seguida, haverá um debate sobre o tema.
Entre alguns dados da publicação está que a maior parcela das recifenses ainda ganha menos do que os homens e estão empregadas no trabalho doméstico, seguido das áreas de comércio e educação. Em relação às mulheres autônomas, o rendimento mensal se comparado ao sexo masculino que exerce uma atividade também sem vínculo empregatício, é 54,1% menor. A pesquisa ainda se atém à condição das mulheres negras e revela que a sua maioria ocupa a função de trabalhadora doméstica. Também foram mapeados as principais potencialidades de empregabilidade do mercado recifense.
Segundo a secretária da Mulher do Recife, Elizabete Godinho, o evento serve não só para discutir a situação da mulher, mas também para balizar as políticas de empoderamento das mesmas. " A pesquisa sobre a situação econômica das mulheres tem como objetivo subsidiar as nossas políticas tanto de empoderamento econômico como sociopolítico das recifenses. É de fundamental importância que as mulheres estejam no mundo do trabalho de uma forma respeitosa e justa e, para isto, a Secretaria vem desenvolvendo cursos voltados para a realidade do mercado do Recife e formações que mostrem a estas mulheres seus direitos", disse.
Ainda no primeiro dia, haverá uma mesa sobre políticas de crédito para micro e pequenos (as) empreendedores (as). Os participantes discutirão as possibilidades e desafios para a inserção empreendedora da mulher no mercado de trabalho. A SecMulher Recife produziu um relatório interno com as políticas federais, estaduais e municipais que beneficiam as recifenses e como ter acesso as mesmas. Nos dias 14 e 15 de abril, as comissões se reunião para discutir internamente as ações de empoderamento econômico feminino que estão sendo desenvolvidas nas três regiões.
Todos Juntos Contra a Exclusão - O projeto é a continuidade do Sen Citá, um conglomerado de 100 cidades que visam o enfrentamento à violência de gênero. O Todos Juntos visa o empoderamento através de formações sociopolíticas e técnicas. O foco do programa são as mulheres que estejam em situação de vulnerabilidade e/ou que estejam sendo atendidas Centros de Referência.