Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 10.05.16 - 16h42

Estudantes treinam para participar de olimpíada nacional de raciocínio lógico

img_alt

Duas equipes de alunos da Escola Municipal Olindina Monteiro conquistaram a etapa regional da competição e viajam na próxima sexta (13) para a fase nacional, em São Paulo (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

 

Após serem campeãs da etapa regional da VIII Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, duas equipes de alunos da Escola Municipal Olindina Monteiro disputam, no próximo sábado (14), a grande final nacional da competição, na cidade de São Paulo. A unidade de ensino, situada no bairro de Dois Unidos, foi a vencedora nas categorias "4º ao 7º ano" e "8º ao 9º ano" e enviará oito estudantes para a disputa, que reunirá outras 22 equipes, totalizando mais de cem oponentes de todo o Brasil.

A olimpíada é um torneio de jogos de raciocínio lógico onde as equipes têm a oportunidade de colocar em prática as estratégias e os conhecimentos explorados pelo Programa MenteInovadora, aplicado pela Mind Lab em mais de 25 países. A empresa é mundialmente reconhecida por suas tecnologias educacionais inovadoras. Através de uma parceria da empresa com a Secretaria de Educação do Recife, o MenteInovadora foi implantado nas 36 escolas de Anos Finais (6º ao 9º ano) da rede municipal.

Orientados pelos professores Osman Estanislau, Elimar Alcoforado e Geovanna Layme, os estudantes estão treinando para a Olimpíada todas as tardes, até a próxima quinta-feira (12). A equipe da categoria 4º ao 7º ano é formada pelos alunos Marcel Mendes, Matheus Ramos, Ivanildo Neto e Lucas Henrique. Na categoria 8º ao 9º ano, estão inscritos Eduardo Militão, Gabriel da Silva, Lucas Marques e Wesley Lopes. Eles viajam na sexta (13) e retornam no sábado (14) à tarde.

Vale destacar que três integrantes do grupo do 8º ao 9º ano - Wesley, Gabriel e Lucas - já são "veteranos" na competição, pois venceram a etapa regional da Olimpíada de Raciocínio Mind Lab em 2015 e participaram da edição nacional, conseguindo a décima colocação. "No ano passado, a gente não tinha tanta experiência, mas agora estamos entre os favoritos. Participando pela segunda vez, repassamos nosso conhecimento para os mais novos", afirma Wesley. Ele conta que os jogos melhoraram muito seu desempenho em Matemática. "Para poder jogar, precisamos raciocinar, fazer contas. E isso ajuda muito nas aulas", diz.

Estreando na olimpíada, Matheus Ramos diz que a equipe inteira vai com vontade de vencer. "Aprendemos os jogos na sala de aula e começamos a participar de disputas internas da escola, até que vencemos a etapa regional. Nunca havíamos ido para São Paulo e é a primeira vez que viajaremos de avião. Pretendo participar de eventos como esse sempre que puder", declara. Os custos de hospedagem e transporte das equipes classificadas e dos professores serão pagos pela empresa Mind Lab.

O torneio premiará os mais bem colocados de 8º e 9º ano e servirá de seletiva para os de 4º ao 7º ano à fase internacional da olimpíada, que acontece na Grécia, na cidade de Halkidhiki, em junho, com representantes de países como Turquia, Itália, Austrália, entre outros. Por meio dos jogos de raciocínio lógico para as mais diversas faixas etárias, os alunos aprendem a pensar de forma criativa, planejar e tomar decisões, competir de maneira saudável e lidar com as emoções. "Os jogos desenvolvem aspectos importantes nos jovens, como paciência, interpretação e capacidade de tomar decisões", completa o professor Osman Estanislau.

 

OLIMPÍADA - O torneio de jogos de raciocínio reúne diversos países que aplicam a metodologia Mind Lab. As equipes têm a oportunidade de colocar em prática todo conhecimento e estratégias exploradas pelo Programa MenteInovadora num evento em que alunos, educadores e famílias trocam experiências e celebram a jornada intelectual e emocional. Na final internacional, cada equipe é formada por quatro alunos do 4º ao 7º ano do ensino fundamental, que competem em jogos diferentes: Damas Olímpicas, Octi, Bloqueio e Abalone.