Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 10.05.16 - 12h47

Práticas Integrativas começam no Compaz

img_alt

Equipamento está oferecendo Biodança, Meditação, Tai chi chuan e Ioga (Foto: Cortesia)

 

O Compaz Eduardo Campos, do Alto Santa Terezinha, ampliou sua grade de serviços e começa a oferecer a partir desta terça-feira (10) as Práticas Integrativas, que são a Biodança, a Ioga, o Tai chi chuan. As aulas vão ser ministradas por profissionais da Secretaria de Saúde do Recife, de terça a quinta-feira. A parceria firma uma dos princípios do Compaz em integrar as secretarias e oferecer vários tipos de atendimentos e serviços à população. Serão ofertadas 120 vagas à população.

"Eu achei ótimo. Tenho problemas de coluna e é muito bom porque relaxa as costas e desligar a mente", disse Maria Solange Teixeira, 42 anos, na aula experimental de Ioga. "A Ioga usa o corpo como ferramenta para trazer mais consciência corporal e atingir um estado mental mais tranquilo. As aulas são em grupo, mas cada um tem uma experiência individual, de acordo com o próprio corpo", explica a professora Daniela Mendes.

 

A Ioga será às terças e quintas, das 14h às 15h, no Auditório. No mesmo local, às terças-feiras, acontecem as aulas de Tai chi chuan, das 15h às 16h. Às quartas-feiras é o dia da Biodança, das 14h às 16h, na sala do Musipaz.

Também já estão funcionando no Compaz os atendimentos do Procon (9h à 13h), Mediação Consumerista (14h às 17h), Atendimento à Mulher (14h às 17h), Mediação de Conflitos (8h30 a 12h30) e Empreendedorismo (9h às 18h). Sem falar do futebol, dança, artes marciais e beisebol quem têm feito sucesso entre a garotada.

 

PRÁTICAS INTEGRATIVAS

Segundo o Ministério da Saúde, as Práticas Integrativas envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e recuperação da saúde, por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. Outros pontos compartilhados por estas práticas são a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.