Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 10.05.17 - 18h49

“Bebê-prefeito” recebe a chave da cidade do Recife

img_alt

Ato simbólico marca a III Semana do Bebê concedendo a chave da cidade ao primeiro bebê nascido durante a semana (Fotos: Irandi Souza/PCR)


 
Walyson Abrarão. Esse é o nome do novo bebê-prefeito do Recife. Ele recebeu a chave da cidade das mãos da primeira-dama da capital pernambucana, Cristina Mello, no final da manhã desta quarta-feira (10), no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Mercês Pontes Cunha, local onde nasceu na última segunda-feira.


Promovido pela Prefeitura do Recife, o gesto simbólico marca a III Semana do Bebê, campanha que visa chamar a atenção para os cuidados que um bebê tem que receber nos três primeiros anos de vida, uma das fases importantes dos primeiros 1000 dias de vida, tema da Semana. O bebê escolhido para receber a chave da cidade e o cargo simbólico de bebê-prefeito é a primeira criança a nascer no primeiro dia da campanha, que este ano aconteceu na segunda-feira passada.


“Esse ato se reveste de muita importância porque chama a atenção da sociedade para os cuidados que se deve ter com o bebê nos primeiros mil dias de nascido, ou seja, nos três primeiros anos de vida dele”, revelou Cristina Mello, que também é pediatra, durante a entrega da chave da cidade à criança, que ainda se encontra, ao lado da mãe, internada no HMR.


A primeira-dama, que é médica cardiologista pediátrica, alertou ainda que “uma criança bem cuidada nessa fase terá um melhor desenvolvimento neural e cognitivo, terá um melhor desempenho escolar e ainda terá mais condições de não trilhar o caminho da violência. Além disso, terá mais chances de desfrutar de um melhor futuro profissional”.


Além da chave da cidade, a criança ganhou um kit com um enxoval para recém-nascido. “Amei tudo isso porque foi uma surpresa para mim. Eu gostei muito e vou espalhar. Quem sabe se meu filho não se torna prefeito de verdade algum dia”, comemorou Gizelma Marque da Silva, a mãe de Walyson.


A primeira-dama, Cristina Mello, lembrou, por fim, que durante a Semana do Bebê, “a Prefeitura do Recife trabalha com todas as suas secretarias de forma integrada, a fim de realizar ações conjuntas que chamem a atenção destes primeiros dias dos bebês e, principalmente, da importância do aleitamento materno”.