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Mobilidade | 10.05.17 - 12h36

CTTU implanta solução de engenharia de tráfego para potencializar a fluidez no entorno da Via Mangue

Medida está sendo implantada nesta quarta-feira (10), após uma série de testes realizados desde o início do mês de abril. Objetivo é facilitar a saída de veículos no Túnel Josué de Castro


Para potencializar ainda mais os ganhos na mobilidade da Zona Sul da cidade, alcançados após a abertura das pistas Leste e Oeste da Via Mangue e a implantação das faixas azuis nas avenidas Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) implementa uma nova ação no entorno da saída da Via Mangue, no sentido Centro, nesta quarta-feira (10). O projeto consiste na alteração da programação semafórica da área e está sendo implantado após uma série de testes realizados pelas equipes técnicas da CTTU, desde o início do mês abril. O objetivo é minimizar as retenções registradas na saída do Túnel Josué de Castro (Túnel do Pina), a partir da maior vazão de veículos no local.

A ação prevê a implantação de um semáforo na entrada do Túnel do Pina, no início da cobertura da passagem subterrânea, permitindo que o restante do túnel, incluindo a área de aclive, não apresente acúmulo de veículos. O novo equipamento está a uma distância de 140 metros do semáforo 103, localizado na Avenida  Antônio de Góes, na saída do túnel. Os dois equipamentos funcionarão em sincronia, possibilitando que, no tempo de abertura, os condutores sigam livremente pelo túnel, sem perder tempo de aceleração na parte do aclive, acessando a Avenida Antônio de Góes com mais agilidade. 

Para a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, a solução tem o potencial de otimizar ainda mais os benefícios que a Via Mangue trouxe para a mobilidade da Zona Sul do Recife. "Nos trechos em aclive há um retardo no tempo de partida dos veículos, ao contrário dos trechos planos. Por isso, a medida visa promover maior fluidez na saída do túnel, principalmente no horário de pico da manhã, das 7h às 9h30", explica Taciana.

OUTRAS MUDANÇAS – As ações no entorno da Via Mangue fazem parte de um conjunto de ações implantadas pela CTTU, que, juntas, refletem positivamente na mobilidade de toda a cidade. A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), tem se empenhado para encontrar soluções eficazes e com baixo custo. Desde 2013, já são 93 modificações em todo o Recife.

CIRCULAÇÃO DA VIA MANGUE- O plano de circulação da Via Mangue foi fruto de uma série de  estudos de engenharia de tráfego, em que foram simulados diversos cenários com o intuito de otimizar os benefícios da nova via para a mobilidade da Zona Sul da cidade. As soluções encontradas pela Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), não apenas possibilitaram a consolidação da Via Mangue como um importante sistema viário, mas ainda garantiram a implantação das faixas azuis das avenidas Domingos Ferreira e Conselheiro Aguiar, beneficiando diariamente cerca de 170 mil passageiros do transporte público.

CARACTERÍSTICAS DO VIÁRIO - A Via Mangue é uma via de trânsito rápido composta de duas pistas, sem semáforos, calçadas acessíveis e ciclovia. A pista oeste, próxima ao mangue, tem duas faixas, enquanto a pista leste conta com três. Além dos acessos, a via tem dois retornos, localizados a 800 metros um do outro, que permitem a mudança de sentido.