NOTÍCIAS

Cultura | 10.06.11 - 17h47

Catálogo da arte de Abelardo da Hora é lançado na Galeria Janete Costa

Os admiradores das criações de Abelardo da Hora já podem levar um pouco da sua arte para casa. Foi lançado nesta quinta-feira (09) o catálogo “Amor e Solidariedade – 60 anos de arte de Abelardo da Hora”, na Galeria Janete Costa, equipamento cultural do Parque Dona Lindu. Durante o evento, o artista Abelardo da Hora autografou os exemplares distribuídos gratuitamente.

Além das imagens das obras, o catálogo traz a cronologia da carreira do artista e textos de Abelardo da Hora Filho e do crítico de arte e diretor do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), Renato Magalhães Gouvêa.

O evento foi prestigiado por muitos nomes da área cultural como Lúcia Santos (galerista e filha da arquiteta Janete Costa), Márcio Almeida, Zé Paulo, Fred Perman, Péricles Duarte, Claudionor Germano, Sônia Bierbard, entre outros. Os visitantes foram recepcionados pela coordenadora do Parque Dona Lindu, Simone Figueirêdo, e pela diretora da Galeria Janete Costa, Séphora Silva. Também estiveram presentes Abelardo da Hora Filho e Daniela da Hora, diretores do Instituto Abelardo da Hora (IAB).

“Recife não tinha um espaço deste porte e acho que inaugurar a galeria com uma exposição de um artista do estado foi muito bom. Muitas pessoas só conheciam as obras de Abelardo expostas nas ruas de Boa Viagem. Aqui, na galeria, elas podem ver tanto uma obra de 1942 quanto uma de 2001”, destacou Daniel da Hora, diretor cultural do IAB. De acordo com a diretora da galeria, Séphora Costa, a exposição já recebeu mais de 20 mil visitantes, além de grupos de 15 escolas públicas e privadas.

Na Galeria Janete Costa, a exposição "Amor e Solidariedade" reúne 160 obras, entre esculturas, gravuras e desenhos de Abelardo da Hora, apresentando diversas fases do artista. Entre as obras, estão os desenhos “Meninos do Recife”, diversas esculturas que exploram as curvas do corpo feminino, pinturas de brincadeiras de crianças e manifestações da cultura popular. A exposição fica em cartaz até o dia 30 de junho na Galeria Janete Costa, com entrada gratuita. Depois, as obras seguirão para a Europa com roteiro de exposições na Bélgica (Bruxelas), França (Paris), Itália (Florença e Milão) e Japão (Tóquio).

Serviço:
Galeria Janete Costa - Parque Dona Lindu
Acesso pela Av. Boa Viagem, Av. Visconde de Jequitinhonha e Rua Setúbal.
Funcionamento: de terça a sexta, das 14h às 20h (para público em geral) e das 10h às 20h (para escolas, com agendamento prévio). Sábados e domingos, aberta para o público em geral das 10h às 20h.
Telefone: 3355-9823