Recife encerra Semana do Meio Ambiente
Cerimônia oficial aconteceu no Jardim Botânico e contou com várias ações, como apresentação teatral, plantio de mudas, apresentação de vídeos e exposições de fotografias
Por Kellen Lima
Foi ao som dos acordes da Banda Sinfônica do Recife, regida pelo maestro Adelmo Apolônio, que teve início a cerimônia que encerrou a Semana do Meio Ambiente, intitulada “Plante o Recife no seu Coração”. As atividades programadas para o evento foram realizadas no Jardim Botânico, no bairro do Curado, na manhã desta sexta-feira (10), e foram promovidas pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, contando com o apoio de outras pastas e instituições parceiras.
Teatro, plantio de mudas, apresentação de vídeos, exposições de fotografias, materiais recicláveis, orquídeas. Foi extensa a programação voltada para as crianças das seis escolas – entre municipais, estaduais e privadas – que finalizou a Semana do Meio Ambiente, com saldo positivo, segundo Ana Cláudia Lapa, diretora da Secretaria de Meio Ambiente do Município. “Plantamos aproximadamente mais de 600 mudas, em todas as RPAs da Cidade, lançamos o projeto para o Parque da Tamarineira e é com muita alegria que percebemos essa integração entre as crianças, as instituições que apóiam a PCR, nesse momento em que o mundo acorda para as questões ambientais”, afirmou.
Dentre as ações que a PCR desenvolve, no sentido de preservação ambiental estão - segundo Lapa -, a coleta seletiva, educação ambiental, oficinas de reciclagem, entre outras. “É muito relevante lembrar o interesse da gestão quando se trata desse tema. Recife ganha em educação ambiental, em multiplicadores de conhecimentos. Imagine o poder de comunicação de cada criança que sai do Jardim Botânico e leva todas essas informações adquiridas aqui para seus familiares e vizinhos. É maravilhoso”, disse.
Mudas – Espécies nativas da Mata Atlântica foram plantadas por crianças e colaboradores, que não esconderam o contentamento em cultivar um mundo melhor. “Plantar uma árvore é muito bom, porque a gente precisa preservar o Meio Ambiente”, disse Ítalo Ramos, 10 anos, aluno da Escola Municipal Santa Ediwirges. Já para o funcionário do espaço, André Marinho, 60 anos, dos quais 25 dedicados ao plantio de mudas, o sentimento era de alegria: “já plantei mais de 123 mil árvores e é com muita felicidade que continuo a fazer esse trabalho tão gratificante”, afirmou.
Pelo Recife – Finalizadas as ações no Jardim Botânico, o secretário de Meio Ambiente – Roberto Arrais – percorreu alguns pontos da Cidade, como o antigo terreno da Vila Imperial (Santo Amaro) e o Centro Social Urbano Bidu Krause (Totó), plantando as futuras árvores que farão do Recife uma Cidade cada vez mais verde.