RPA-6 recebe a última Pré-conferência Municipal de Assistência Social
Na ocasião, foram eleitos os delegados para a 8ª Conferência, que será realizada em julho, e discutidos os subtemas da atividade
Por Marcos da Silva
O Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) – localizado na Avenida Mascarenhas de Morais, s/n, na Imbiribeira – abrigou na tarde desta sexta-feira (10), a sexta e última Pré-conferência Municipal de Assistência Social. Desta vez, na RPA-6, a maior da Cidade, que abrange os bairros mais populosos do Recife como Boa Viagem, Brasília Teimosa, Imbiribeira, Ipsep, Pina, Ibura (Baixo), Jordão, Ibura (Alto) e Ibura (Cohab). A atividade antecede a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social, programada para julho.
Os 217 participantes de diversos segmentos, entre trabalhadores da assistência social, sociedade civil e organizações não-governamentais (ONG’s), dividiram-se em quatro blocos para discutir os subtemas: estratégias para a estruturação da gestão do trabalho no Suas; reoordenamento e qualificação dos serviços socioassistenciais; fortalecimento da participação e do controle social; e a centralidade do Suas na erradicação da extrema pobreza no Brasil.
“Antigamente, a única referência que tínhamos de assistência social eram as ações das primeiras-damas, das instituições religiosas e da sociedade civil. Hoje, temos a Política Nacional de Assistência Social e o Sistema Único de Assistência Social (Suas), que completou quatro anos”, frisou, na ocasião, a secretária de Assistência Social, Niedja Queiroz.
Membro do Grupo da Terceira Idade Tia Maria, da Imbiribeira, Célia Pessoa, de 68 anos, espera com ansiedade para participar da 8ª Conferência, onde pretende apresentar suas reivindicações de mais atividades para a sua faixa etária, como passeios, palestras sobre os cuidados com a saúde e um professor de dança na comunidade.
Meire Matias, 53 anos, é presidente da Associação dos Moradores da UR-2, afiliada à Federação Ibura Jordão (FIJ). “Elaboramos um plano de trabalho onde reivindicamos, entre outras coisas, a ampliação do transporte público com acessibilidade para cadeirantes; que os órgãos públicos respeitem a Lei da Acessibilidade e disponham desta opção em todos os seus prédios; uma política permanente para idosos e mais cursos de capacitação para idosos”, disse ela.
Eleições - Na última Pré-conferência, na RPA-6, foram eleitos 73 delegados que representarão os trabalhadores da assistência social, sociedade civil e ONG’s. Na próxima terça (14), das 13h às 17h30, no Auditório Capiba – localizado no 15º andar da Prefeitura – os representantes do governo elegem os seus delegados. Outros delegados foram eleitos nas cinco Pré-conferências anteriores.
A 8ª Conferência Municipal de Assistência Social do Recife terá o tema “Consolidação e valorização do Sistema Único de Assistência Social (Suas), acontece entre os dias 20 e 22 de julho, das 8h às 18h, no Colégio Vera Cruz, nas Graças.
Serviço:
8ª Conferência Municipal de Assistência Social do Recife
De 20 a 22 de julho, das 8h às 18h
Colégio Vera Cruz
Avenida Rui Barbosa, 57 - Graças