NOTÍCIAS

Cultura | 10.06.11 - 09h50

Versão preliminar de Instrução Normativa é discutida com o Conselho Municipal de Educação

A secretária de Educação, Esporte e Lazer, Ivone Caetano reuniu-se na última quarta-feira (08) com o Conselho Municipal de Educação para discutir, a versão preliminar da proposta que altera a instrução normativa de avaliação. O projeto tem como principal objetivo orientar procedimentos para a avaliação da aprendizagem dos estudantes da Rede Municipal de Ensino do Recife.

A versão preliminar do documento já foi discutida com os técnicos das diretorias e com os coordenadores pedagógicos. Agora estamos trazendo para apreciação do Conselho Municipal. O documento propõe a reorganização dos anos de ensino e da sistemática da avaliação da aprendizagem dos estudantes da educação básica. Este trabalho esta pautado na melhoria da qualidade da educação”, explicou Ivone Caetano.

O presidente do conselho, Geraldo Nóbrega, reiterou a participação da entidade nas discussões das práticas pedagógicas. “O Conselho Municipal delibera a respeito da política de educação, pois representa vários segmentos da sociedade. Agora estamos dialogando sobre a proposta da secretaria a respeito da mudança no sistema de avaliação. Essa discussão é muito saudável”, pontuou o presidente.

A representante dos gestores escolares, Ana Lúcia Ferreira, falou sobre a necessidade do diálogo sobre as decisões nas práticas pedagógicas. “É importante que a tomada de decisão seja coletiva para discutirmos todas as sugestões. A instrução ainda não está definida e estamos avaliando todas as sugestões”, disse a representante dos gestores escolares.

Já a conselheira Iêda Nogueira, falou que ainda serão realizados outros encontros para discutir a temática. “O Conselho tem, também o papel de acompanhar e avaliar as políticas públicas. Nesse sentido, nosso foco é sempre a melhoria na qualidade da educação. A proposta não está definida, mas as sugestões estão convergindo”, concluiu Iêda.

Depois de aprovada, a Instrução Normativa será publicada no Diário Oficial e será posta em prática ainda este ano.

Conselho Municipal de Educação - É composto por 15 representantes de 10 segmentos, da sociedade civil e do governo, que estão distribuídos da seguinte forma: 2 estudantes, 2 pais de alunos, 4 Secretaria de educação, 1 universidades, 1 organizações não governamentais, 1 escolas comunitárias, 1 conselho tutelar, 1 Sindicato dos servidores, 1 Simpere – sindicato dos Professores, 1 diretores de escolas.