Cabo de Santo Agostinho instala Vara de Violência Contra a Mulher
A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, participou nesta segunda-feira (10), às 10h, da instalação da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher na Comarca do Cabo de Santo Agostinho, ação promovida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
Na presença do presidente do TJPE, desembargador Jovaldo Nunes, e do diretor do Fôro do Cabo de Santo Agostinho, juiz Rafael José Menezes, a juíza titular da 3ª Vara Cível do Cabo, Hélia Viegas, que vai atuar na Vara da Mulher em regime cumulativo, até a designação de um magistrado para responder em caráter permanente pela unidade. A secretária da mulher do Estado, Cristina Buarque, foi representada pela diretora de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Fábia Lopes.
A secretária da Mulher do Recife, Sílvia Cordeiro, que atuou à frente do Centro das Mulheres do Cabo (inclusive como fundadora) durante 28 anos, destacou a importância da ação no combate à violência de gênero, neste outro município da Região Metropolitana. Segundo informações do Poder Judiciário, a nova unidade também atenderá demandas do município de Ipojuca.
"A atuação do movimento de mulheres e do efetivo da política ainda não conseguem conter o número elevado de casos nesta região. Por isso, os equipamentos judiciários são de extrema importância para fazer fluir os processos contra crimes cometidos contra a mulher. Uma vez que já dispomos da Lei Maria da Penha, é necessário que a população observe também a punição prevista", pontuou Sílvia.
Acompanhada da nova gerente Ana Cecília Gonzalez, da gerência de Promoção da Cidade Segura para as Mulheres, recém criada pela Secretaria da Mulher do Recife, Sílvia Cordeiro parabenizou também a secretária da Mulher do Cabo de Santo Agostinho, Maria Tereza Claudina. A Vara está localizada em um prédio localizado na Rua Doutor Manoel Clementino Cavalcante, nº 96, Centro (próximo ao Fórum do Cabo).