NOTÍCIAS

Cultura | 10.06.13 - 16h48

Recife dá início aos debates sobre tratamento e destinação do lixo

A Prefeitura fará uma ampla consulta popular sobre o tema “Resíduos Sólidos e Sustentabilidade”, com a 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente.

As cidades estão crescendo em ritmo acelerado. As pessoas consomem mais e produzem mais lixo. Com os centros urbanos se expandindo e tanta coisa sendo jogada fora, também está se tornando difícil ter locais onde colocar o material. É sobre esse assunto cada vez mais relevante no Brasil e no mundo, que a Prefeitura do Recife fará uma ampla consulta popular. A partir desta terça-feira (11), terão início as reuniões preparatórias para 2ª Conferência Municipal de Meio Ambiente, sob o tema “Resíduos Sólidos e Sustentabilidade”. O primeiro encontro será com os moradores da RPA-1, às 18h, na Unidade de Tecnologia, localizada na Avenida Oliveira Lima, bairro da Boa Vista.

Durante os meses de junho e julho, serão realizadas, ao todo, oito reuniões preparatórias para a conferência. Com intuito de envolver a população, seis serão organizadas nas Regiões Político-Administrativas da cidade. As outras duas vão abranger os setores da sociedade civil organizada, sendo promovidas no dia 12 de julho. Pela manhã, o debate será com o segmento empresarial e, pela tarde, com representantes de entidades, associações e sindicatos. “Os centros urbanos atualmente produzem muito lixo e a mudança para uma realidade mais sustentável requer um grande envolvimento popular. É isso que estamos buscando na 2ª Conferência”, ressaltou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.

Só no ano passado, o Recife produziu 796.274,04 toneladas de lixo. Significa que, em média, gerou-se 2,5 mil toneladas de lixo por dia. Em março de deste ano, com vista ao futuro, a PCR aderiu ao Plano de Resíduos Sólidos do Governo de Pernambuco, que contém as principais diretrizes sobre políticas públicas para a área. Uma alternativa moderna que inclui tratamento e reciclagem de resíduos; e ainda faz os municípios da Região Metropolitana atuarem de forma integrada. A prefeitura também deu início à construção de um galpão de triagem de resíduos recicláveis no Arruda. A previsão é que o equipamento seja usado por cerca de 100 famílias de catadores.

De acordo com Cida Pedrosa, a conferência municipal, que antecede as etapas estadual e nacional, busca possibilitar que a sociedade se conheça melhor as compromissos estabelecidos nos planos locais e regionais, além de que todos possam contribuir para sua implantação. “Não basta a coleta e um bom plano de gestão. Temos que repensar o tipo de consumo que fazemos. Além disso, é preciso ter a consciência do desperdício que se faz ao colocar artigos recicláveis, que são objetivos de valor no mercado, para serem enterrados. Esses materiais devem voltar para a cadeia produtiva, gerando renda a quem mais preciso e benefícios para o meio ambiente. Esse ciclo só se concretizará se for construído conjuntamente”, acrescentou.  

A iniciativa ainda visa contribuir para a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS); elaborar estratégias de mitigação dos impactos ambientais decorrentes dos resíduos; identificar soluções para diminuir a geração de resíduos e mudar padrão de consumo. Das reuniões preparatórias, serão eleitos 109 delegados que vão participar da 2ª Conferência, no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, nos dias 30 e 31 de julho. A PCR será representada por 61 delegados. Os governos Estadual e Federal contarão, cada um, com dez pessoas que terão direito a voz e voto durante o evento.