Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 10.06.16 - 13h11

Prefeito abre encontro de secretários e gestores de segurança pública municipal do Nordeste no Compaz

img_alt

Evento ocorre no Compaz do Alto Santa Terezinha, que é referência em política pública de segurança executada por uma prefeitura em todo o Brasil (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O prefeito Geraldo Julio abriu nesta sexta-feira (10) o 2º Encontro da Região Nordeste dos Secretários e Gestores de Segurança Urbana Pública Municipal. O evento ocorre no Compaz do Alto Santa Terezinha Governador Eduardo Campos e segue até este sábado (11). O objetivo do encontro é promover a troca de experiências entre os municípios nordestinos para aprofundar e discutir propostas e formas mais eficazes para a redução dos índices de violência nos grandes centros urbanos brasileiros. Junto com o secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, os participantes conheceram de perto a experiência do Compaz.

“A segurança pública é um desafio global e a troca de informações é muito importante. Os secretários do Nordeste estão reunidos aqui no Recife, aqui no Compaz, que é um exemplo de uma ação feita por uma Prefeitura para fazer o enfrentamento à violência. O exemplo do Compaz é importante porque o enfrentamento é feito com prevenção, com cidadania, com oportunidades para as pessoas”, destacou o prefeito. “Aqui no Compaz, os secretários vão poder acompanhar de perto todo o trabalho que é feito para que as pessoas desta região não fiquem próximas das drogas, do crime. Aqui é uma oportunidade de vida diferente e é exemplo para o Brasil”, acrescentou.

Durante o encontro os participantes estão conhecendo o Compaz, acompanhando serviços e os atendimentos oferecidos. A Biblioteca Afrânio Godoy, com cerca de oito mil livros e o Dojô, espaço de práticas de artes marciais. Ainda nesta sexta-feira, os participantes vão assistir a palestra do coronel da Polícia Colombiana Ricardo Pinzón, advogado especialista em Direito Penal e Criminologia, que foi comandante em Cali, onde se destacou na luta contra o crime organizado.

“Existe um interesse enorme das pessoas envolvidas com as políticas públicas de segurança no país em relação ao Compaz. Estamos apresentando o trabalho que está sendo realizado aqui, que agora é referência no Brasil. Vamos discutir boas práticas de prevenção à violência urbana. Eles vão trazer as experiências deles para Recife e nós vamos mostrar um equipamento transformador que a Prefeitura do Recife entregou à população”, disse o secretário Murilo Cavalcanti. Participam do evento representantes de Maceió, Aracajú, Fortaleza, João Pessoa e de várias cidades da Região Metropolitana do Recife.

O secretário de Segurança Cidadã de Fortaleza, Francisco Veras, um dos participantes do Encontro, também destacou a importância de se realizar um evento como este. “Sem a informação e a experiência do que acontecem nas outras cidades, através das secretarias municipais. Hoje em dia não se faz segurança pública de forma isolada. Uma Prefeitura precisa estar integrada com as ações das outras, porque esta troca de experiência é que fortalece as ações em toda a região”, contou.

Já Mônica Suruagy, secretária de Segurança Comunitária e Cidadania de Maceió, também comemorou a realização do encontro. “É um privilégio estarmos participando de um encontro como este e ele sendo realizado aqui no Compaz. Esse tipo de encontro é fundamental para nós trocarmos experiências e enriquecermos nossos conhecimentos. É extremamente importante e é extremamente importante para o fortalecimento da região Nordeste para ações na área da segurança”, pontuou.