Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 10.06.20 - 11h48

Hospitais de Campanha do Recife recebem mais 13 respiradores para pacientes com covid-19 em estado grave

img_alt

Carregamento complementa compra de 100 respiradores feitas a um consórcio da Turquia. Total de 155 equipamentos na última semana está permitindo uma expansão significativa na rede de atendimento. PCR também lançou serviço de teleacolhimento para usuários do Atende em Casa e para profissionais de saúde (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

 

A Prefeitura do Recife recebeu, nesta semana, mais 13 respiradores artificiais que servirão para equipar as UTIs dos hospitais de campanha municipais. Em uma semana, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife recebeu um total de 155 ventiladores pulmonares e já abriu mais de 100 vagas de UTIs.  Depois da chegada de 30 equipamentos de uma fabricante alemã na última segunda (8), o prefeito Geraldo Julio anunciou, nesta quarta-feira (10), o recebimento de 13 aparelhos turcos - parte final de uma remessa de 100 equipamentos dos quais 87 chegaram na semana passada.

O prefeito Geraldo Julio falou sobre o esforço para a expansão da rede de assistência à saúde para pacientes infectados pelo novo coronavírus. “Hoje, a gente anuncia a chegada de mais 13 respiradores da Turquia, completando uma compra de cem equipamentos, que fizemos naquele país. Importante registrar que eles vão atender os pacientes da covid-19 nos leitos de UTIs que estamos abrindo no Recife. A cidade não tinha nenhum leito de UTI antes da pandemia e hoje tem 228. Essa já é a maior ação sanitária da história do Recife realizada em poucas semanas e vamos continuar criando mais leitos para atender pacientes usuários do SUS”, afirmou. 

Os ventiladores turcos custaram 19 mil dólares a unidade e possuem certificados internacionais reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Eles, juntamente com os respiradores alemães recebidos na segunda, possibilitarão a ativação de novos leitos de UTIs para assistência aos infectados pelo novo novo coronavírus, em estado grave. 

Durante a coletiva realizada em transmissão pela internet, o prefeito também reafirmou que as reaberturas graduais dos serviços que estão sendo feitas não podem representar uma mudança de atitude das pessoas de ficar em casa. “Só deve sair de casa quem está indo trabalhar, quem agora vai trabalhar nesses segmentos que foram abertos ou quem está saindo para fazer compras para abastecer a sua família. É muito importante que todos permaneçam em casa para a gente conseguir manter os índices de isolamento, mudando somente por causa daqueles segmentos que foram abertos. Não pode todo mundo mudar de comportamento e ir para rua porque, se isso acontecer, certamente a gente vai ter uma ampliação no número de casos e pressionar mais uma vez o sistema de saúde”, pontuou.

TELEACOLHIMENTO - Também nesta manhã, a Prefeitura do Recife lançou dois importantes canais de teleacolhimento para pacientes e profissionais de saúde da rede municipal. O primeiro é um canal de teleacolhimento para usuários do aplicativo web Atende em Casa, para oferecer apoio emocional aos usuários da ferramenta que estiverem atravessando momentos de angústia e tristeza por conta do isolamento social e da covid-19. Ao longo do atendimento às pessoas com sintomas gripais, os mais de 100 médicos e enfermeiros teleorientadores avaliam, caso a caso, a necessidade de apoio emocional.

O segundo é um canal de suporte emocional específico para os profissionais de saúde, com o objetivo de cuidar da saúde mental do time que está trabalhando na linha de frente do combate ao novo coronavírus. O “Acolhe Profissional” funciona como um teleatendimento onde os profissionais da rede municipal recebem assistência para questões psicológicas por telefone. Para solicitar o atendimento, o profissional deve enviar e-mail para o endereço acolheprofissionalrecife@recife.pe.gov.br.

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, falou sobre a importância da humanização e do cuidado com a saúde mental das pessoas. “No momento da teleorientação pelo aplicativo Atende em Casa, os profissionais de saúde muitas vezes percebem sinais de ansiedade e angústia e conseguem encaminhar os usuários para teleacolhimento com 100 profissionais da rede de atenção psicossocial. São psicólogos, assistentes sociais e profissionais das chamadas práticas integrativas que, também em sistema de rodízio, conversam com as pessoas e fazem esse acompanhamento com ênfase em saúde mental”.