NOTÍCIAS

Cultura | 10.07.12 - 18h56

Eleitos os novos conselheiros de cultura do Recife

O Conselho Municipal de Política Cultural do Recife realizou eleições para os representantes da sociedade civil. Os candidatos eleitos representarão os cidadãos, artistas, técnicos, produtores e trabalhadores da área da cultura no conselho durante o biênio 2012/2014. Confira nos anexos os resultados da apuração realizada pela comissão eleitoral. Após a publicação da lista dos eleitos no Diário Oficial do Município, que deve ocorrer nos próximos dias, será agendada a cerimônia de posse dos novos conselheiros.

No domingo (08), ocorrem as eleições para conselheiros representantes das Regiões Político-Administrativas (RPAs) da cidade com urnas instaladas em escolas municipais e estaduais. Já os representantes dos segmentos culturais foram votados na segunda-feira (09) no prédio do antigo Colégio Nóbrega.

“O processo de votação foi muito tranqüilo, tivemos uma estrutura objetiva que funcionou bem. No domingo, recebemos 650 votantes nas 39 urnas distribuída nas 6 RPAs”, afirmou Jorge Clésio, assessor da Secretaria de Cultura do Recife e coordenador da comissão eleitoral.

As eleições dos conselheiros são uma etapa importante do processo democrático para a formulação e gestão das políticas públicas de cultura no Recife. Pela primeira vez, Givanildo Ramos da Silva, integrante do Urso Mimoso do Coque, participou da votação como eleitor do segmento Ciclos Culturais. “Esta é a primeira vez que voto. Acho importante participar, estou dando continuidade ao trabalho dos meus pais, à frente da agremiação carnavalesca”, afirmou.

Entre os novos conselheiros eleitos está Manoel Júlio, do Clube Carnavalesco Misto Toureiros de Santo Antônio, que representará a Região Político-Administrativa 1. “Sou de Santo Amaro, além do Clube Carnavalesco, participo da Cia de Dança Luar de Prata, do acorda-povo e do pastoril do bairro. Quero contribuir para fortalecer a cultura de Santo Amaro e da cidade como um todo. Quero propor durante o meu mandato a realização de feirinhas culturais periódicas nas comunidades, pois acredito que a cultura deve estar presente o ano todo, e não apenas durante o Carnaval, São João e Natal”, disse entusiasmado.

Apuração RPA
Apuração Segmentos