NOTÍCIAS

Cultura | 10.07.13 - 15h30

“O Recife e a Civilização do Açúcar” no tour de Sensibilização Turística

Novo roteiro mostra o desenvolvimento do Recife a partir da produção do açúcar

“O Recife e a Civilização do Açúcar”. Esse é o novo roteiro do passeio de Sensibilização Turística que acontecerá nos próximos dois sábados, dias 13 e 20 de julho. O tour é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, e garante um passeio gratuito, acompanhado por guias de turismo.

Apesar de ser um passeio atrativo tanto para moradores do Recife, como para turistas, o real objetivo do projeto é levar à população local mais informações sobre o Recife. Dessa forma, as pessoas poderão conhecer melhor a cidade que vivem. Este novo roteiro tem uma importância especial para a cultura do Recife e vai fazer praticamente uma viagem no tempo.

O tour garante visitação no Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte, e a Fundação Gilberto Freyre, em Apipucos. No Museu, será contada a história do surgimento das culturas locais, originadas da miscigenação entre índios, negros e brancos. Já na Fundação Gilberto Freyre, será detalhada a obra “Açúcar”, onde o sociólogo pernambucano publicou diversas receitas tradicionais no Nordeste que contam com esse elemento principal: o açúcar.

A partir deste roteiro, a população poderá entender melhor o papel do açúcar no desenvolvimento socioeconômico do Recife, bem como o papel fundamental dos engenhos, tão conhecidos na cultura regional.

Excepcionalmente nesse roteiro, a saída está marcada um pouco mais cedo, às 13h45, por conta dos horários agendados tanto no Museu como na Fundação. O ponto de encontro é na Praça do Arsenal, no Recife Antigo. O tour é realizado em um ônibus com ar-condicionado. Para participar, é necessário um agendamento prévio, que somente será feito na sexta-feira (12), a partir das 8h, pelo telefone 3355-8605.