NOTÍCIAS

Cultura | 10.07.13 - 14h49

PCR inibe fixação de comércio informal no Pátio do Carmo durante festa da padroeira

Ação acontece a partir desta quinta-feira (11) e segue até terça (16), dia da Festa da Padroeira do Recife

Com a finalidade de garantir o acesso à Festa de Nossa Senhora do Carmo, realizada no Pátio do Carmo, no Centro do Recife, a Secretaria-Executiva de Controle Urbano (Secon) fará o controle do comércio informal através da inibição da instalação de barracas e equipamentos na área, a partir desta quinta-feira (11). As sete entradas que dão acesso ao Pátio, situado no bairro de Santo Antônio, contarão com barreiras humanas impedindo a fixação dos ambulantes não-cadastrados. No total, 23 equipamentos foram cadastrados e liberados para comercializar artigos religiosos, alimentos e bebidas no entorno do Pátio do Carmo.

Cerca de 80 servidores da Prefeitura do Recife estarão na ação, que contará também com a atuação de fiscais volantes orientando os comerciantes sobre a irregularidade da instalação. “A primeira abordagem será de orientação da irregularidade. Caso os ambulantes insistem na instalação das barracas, haverá apreensão do material”, esclarece a secretária-executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim.

O parque de diversões instalado no local também passou por vistoria dos fiscais da Secon, já que todo equipamento fixado em espaço público deve solicitar licença da PCR para funcionamento. “Observamos se a estrutura do parque está de acordo com o que foi apresentado no projeto. Também verificamos a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) dos brinquedos e o Atestado de Regularidade do Corpo de Bombeiros de Pernambuco (CBMPE)”, destaca o chefe de fiscalização da Secon, Márcio Andrade Lima.