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Cultura | 10.07.13 - 15h01

Prefeitura apresenta projetos para melhorar mobilidade no Recife

[caption id="attachment_36060" align="alignnone" width="680"] Geraldo também solicitou no encontro nova audiência com o Governo Federal para apresentar o Plano Diretor Cicloviário da cidade. (Foto: Humberto Pradera/Divulgação)[/caption]

Na manhã desta quarta-feira (10), o prefeito Geraldo Julio apresentou, em reunião realizada em Brasília com os ministros Miriam Belchior (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Aguinaldo Ribeiro (Cidades), um pacote de intervenções que visam melhorar a mobilidade na capital pernambucana. A reunião era limitada ao transporte público, mas mesmo assim o prefeito colocou em discussão um projeto de requalificação de calçadas e garantiu a liberação de R$ 105 milhões para esta ação. É a maior captação de recursos voltada para o pedestre já realizada pela PCR. Outros R$ 100 milhões foram solicitados para a execução do plano diretor cicloviário. Presente à reunião também estava o governador do Estado, Eduardo Campos, que reforçou a importância das ações integradas entre os governos estadual e municipal.

As sugestões apresentadas pelo chefe do executivo municipal reforçam e complementam ações que já vêm sendo executadas pelo Governo de Pernambuco, como as obras de navegabilidade do Capibaribe, a construção das perimetrais II, III e IV e os corredores de BRT Norte Sul e Leste Oeste.

O pacote de intervenções levado à reunião prevê a ampliação e a criação de modais que garantam maior facilidade da mobilidade na cidade. Um dos principais pleitos apresentados pelo prefeito aos ministros foi a criação do metrô ou de monotrilho na Avenida Norte, com cerca de nove quilômetros de extensão, cujo trajeto segue da BR 101 até o centro da cidade. A obra será realizada em parceira entre a Prefeitura do Recife e o Governo do Estado.

“Temos obras como os corredores de BRT Norte/Sul e Leste/Oeste em pleno curso. O corredor fluvial também em andamento sendo implantados e somamos aqui aquilo que faz a rede de transporte público de massa da cidade. Com o cuidado de ter ações para serem iniciadas ainda nesse segundo semestre como os corredores de BRS, termos uma perspectiva de nos próximos anos ter uma rede de transporte público de massa implantado em nossa cidade”, ponderou Geraldo Julio, que solicitou aos ministros uma nova audiência para apresentar o Plano Diretor Cicloviário do Recife, já agendada para setembro deste ano.

Seguiram na lista de solicitações a viabilização de obras para o modal Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) para atender duas linhas: uma no Centro, com extensão de 8,6km, saindo do bairro da Boa Vista (rua de Santa Cruz) e chegando ao Cais José Estelita, quando se ligará ao ramal sul: saindo do aeroporto, cortando a rua Barão de Souza Leão seguindo pela Conselheiro Aguiar e chegando nas ramificações do Cais José Estelita e Marco Zero, somando 9km de obra a ser executada. O valor orçado para a construção do VLT é de R$ 2, 1 bilhões. O custo total das intervenções pode variar de R$ 4,4 a R$ 6,4 bilhões.

Avenida Norte
Metrô (R$ 4,1 bilhões)
Monotrilho - 9 km (R$ 2,1 bilhões)

VLT
Centro do Recife - 8,6 km (R$ 1,02 bilhão)
avenida Conselheiro Aguiar - 9 km (R$ 1,08 bilhão)

BRS
avenida Abdias de Carvalho - 5,5 km (R$ 5,5 milhões)
avenida Mascarenhas de Moraes - 8 km (R$ 8 milhões)
avenida Domingos Ferreira - 11,5 km (R$ 11,5 milhões)
avenida Beberibe - 3,5 km (R$ 3,4 milhões)
ações complementares - recuperação de pavimento (R$ 67,2 milhões)