Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Cultura | 10.07.13 - 14h08

Vencedora e finalistas do Eu Amo Minha Rua recebem placas permanentes

Secretário Felipe Carreras vai acompanhar instalação de placa em chapa galvanizada nas seis ruas na tarde desta quinta (11)

Com o fim das festas juninas e o encerramento do primeiro concurso cultural Eu Amo Minha Rua, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Fundação de Cultura, realiza, nesta quinta-feira (11), a partir das 14h, a instalação das placas comemorativas de participação no concurso. A instalação será feita na rua vencedora e nas outras cinco finalistas. Cada uma receberá uma placa em chapa galvanizada, que será fixada próximo à placa no início da rua, que indica o nome do logradouro. “Foi gratificante incentivar a produção coletiva e ver o resultado em tantas ruas decoradas. Outros concursos culturais virão, como o de decoração natalina, e queremos contar com a participação da população novamente”, afirma o secretário Felipe Carreras, que acompanhará a instalação das seis placas.

Na noite da entrega da premiação (29 de junho), todas as seis ruas receberam uma placa provisória, além de suas respectivas premiações: um arraial com show do cantor Cezzinha para a rua José Austregésilo, no Arruda, que ficou com o primeiro lugar, e apresentação de trio pé-de-serra nas ruas: Maguari (Afogados), Primeira Travessa Siriji (Alto do Mandu), Euclides Fonseca (Encruzilhada), Tupiniquins (Santo Amaro) e Albacora (Brasília Teimosa).

Ao todo, 72 ruas se inscreveram. A escolha das seis ruas finalistas foi feita através de uma comissão julgadora, que avaliou critérios como criatividade, originalidade, beleza, mensagem e iluminação. As seis escolhidas foram para votação popular, feita através do site Eu Amo Minha Rua e de urna eletrônica, que percorreu pontos bastante movimentados da cidade, como estações de metrô, mercados e shoppings. Ao todo, foram 71.129 votos apurados nas urnas e através do site, sendo 17.800 da vencedora.

O objetivo do concurso cultural foi de escolher a rua com melhor decoração no Recife, estimulando a produção coletiva e a preservação das manifestações culturais. As inscrições aconteceram entre o dia 22 de maio e 17 de junho. A comissão foi composta por um representante da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife; da Fundação de Cultura da Cidade do Recife; do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco; do meio artístico; do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco (Sinjope) e da Rede Globo Nordeste.