NOTÍCIAS

Educação | 10.07.15 - 22h48

Estudantes visitam exposição sobre Leonardo da Vinci

img_alt

Cem alunos conferiram a mostra internacional Da Vinci - A Exibição, que está no Shopping RioMar até o fim de agosto. (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

Cerca de 100 alunos da rede municipal de ensino do Recife visitaram, nesta sexta-feira (10), uma exposição sobre Leonardo da Vinci no Shopping RioMar. É a primeira vez que o município recebe a mostra Da Vinci - A Exibição. Com o objetivo de ampliar a visão cultural dos estudantes, a Prefeitura do Recife foi convidada pela Exhibition Club, que foi quem trouxe a mostra internacional ao Brasil. Pernambuco foi um dos cinco estados escolhidos para receber a exposição.

Participaram da atividade extraclasse  estudantes dos 8º e 9º anos das Escolas Municipais Antônio Heráclio do Rêgo, Arraial Novo Bom Jesus e Sociólogo Gilberto Freyre. Antes da visita à exposição, os alunos estudaram em sala de aula a obra de um dos mais completos artistas renascentistas do século XV. Eles aprenderam que o italiano  dominava diversas áreas do conhecimento, como anatomia, engenharia, matemática, música, história natural, arquitetura, escultura e pintura.

Através de 44 peças criadas junto com especialistas italianos, a exposição mostra a pluralidade da obra de Leonardo da Vinci, com reproduções de estudos de ótica e anatomia, protótipos de helicópteros, paraquedas, embarcações e tanques militares, além de réplicas de pinturas famosas, como a Última Ceia e a Mona Lisa. Os estudantes puderam conferir as réplicas da obra de Leonardo da Vinci, manuseá-las e saber como foram criadas.

Para a professora da Escola Gilberto Freyre, Walderlane Cardoso, a exposição possibilita que os estudantes entendam, na prática, as teorias que aprenderamm na escola. "É muito bom quando há possibilidade de os alunos vivenciarem um conteúdo trabalhado em sala de aula. Aqui eles conseguem entender o pensamento do artista, conhecer outras obras, além do lado histórico", afirma Walderlane.

A estudante do 9º da Escola Gilberto Freyre, Isadora Santana, 14 anos, disse que, a partir da mostra, conheceu mais o artista, suas obras e sua importância para o mundo. "Estou achando muito legal porque estou aprendendo e vendo coisas que eu não conhecia. É tudo novidade e muito interessante. Quando algum professor questionar algo sobre Da Vinci, eu vou poder discutir mais", comentou a aluna.

De acordo com Izabela Cota, gerente de operações do evento, a mostra utiliza um conceito mais educacional do que cultural. "Nosso objetivo é atingir o público escolar e fazê-lo aprender através do entretenimento. A ideia é levar o conhecimento para os estudantes por meio da diversão", destacou a coordenadora. A expectativa dos organizadores é de que a mostra receba mais de 25 mil alunos das redes públicas e privadas. A exposição começou nesta sexta e fica em cartaz até o dia 30 de agosto.