Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 10.07.22 - 12h22

Noite de sábado de muito forró no São João do Recife

img_alt

Uma festa para toda a família, os festejos do Recife acontecem no Sítio Trindade, em Casa Amarela, e em cinco polos descentralizados nas comunidades da capital pernambucana. (Foto: Edson Holanda/PCR)


Sábado de amenizar a saudade de um forrozinho com muita alegria e disposição pelos quatro cantos do Recife. As comemorações juninas deste segundo final de semana de festejos na cidade marcam a primeira grande festa de rua que acontece em dois anos. Garantindo o arrasta pé pelos quatro cantos da cidade, os cinco polos das comunidades do Ibura, Campo Grande, Totó, Vila Tamandaré, Poço da Panela contaram com programação gratuita de artistas de diversos ritmos e apresentações de quadrilhas locais. O Sítio Trindade é oficialmente o palco principal dos festejos São João da cidade e por lá, claro, também teve cultura, alegria e rala-bucho para quem queria dançar o autêntico forró. O prefeito João Campos e uma parte do secretariado acompanharam a programação que aconteceu neste sábado (09.07).  

“Todo mundo estava com saudade de viver esses momentos de alegria e o São João é isso. A gente está fazendo uma festa linda em diversos pontos da cidade junto com as pessoas, que se divertem na paz e com responsabilidade. Neste sábado estivemos no Poço da Panela e logo em seguida fomos até o polo de Campo Grande para também conferir de perto a animação. É bonito ver todo mundo se divertindo e os nossos grupos culturais se apresentando, mantendo viva a nossa cultura”, pontuou o prefeito. Ainda na noite desta sábado, o prefeito João Campos prestigiou o Forrozão Galo, que realiza este ano a sua 12ª edição. 

Quem abriu a noite de forró do polo descentralizado do Poço da Panela, Zona Norte do Recife, foi o Grupo Cultural Raízes do Cangaço. Grupo teatral de Santo Amaro, composto por 11 artistas que se juntaram em 2020. Este ano é a estreia deles no São João do Recife. “É uma sensação maravilhosa! É a nossa estreia e foi lindo demais. A gente se emocionou demais junto com o público. Amanhã estaremos no Viva Guararapes e as expectativas são as melhores. A gente tá muito feliz", compartilhou a componente do grupo, Rebeca Santa Cruz. Nesse polo, também tocaram Spok juntamente com a banda Forrobodó, Victor Leão e Banda, Quadrilha Raio de Sol, Forró SóXote A, Forró na Caixa e Calango Aceso.  

Outro polo descentralizado do São João que seguiu com muita animação foi o de Campo Grande. Por lá tocaram Boi D Loucos, Xaxado do Egídio, Ribamar José, Liv Moraes, Quadrilha Junina Fusão, Kinho Callou, Jorge Silva e Banda Forró Retrô. Nos polos descentralizados do Ibura apresentaram-se os grupos Boi Ta Ta Ta, Cia Pe_Nambuco de Dança - Catirinada, Xinelo Rasgado, Walter Ventura, Quadrilha Junina Traque, Marcio Peixoto, Felipe Farra e Conde Só Brega. Enquanto que no No Totó, o ritmo junino foi entoado pela Banda Bolsa de Madame, Quadrilha Junina Traque, Ari de Arimatéa, Novinho da Paraíba, Orquestras Arrecifes Frevo. Já na Vila Tamandaré, tocaram por lá a Boi da Munganga, Ciranda Sant’anna, Banda Sanfonada, Rafa Lira, Quadrilha Evolução, Nena Queiroga, Quadrilha Som da Terra e Banda Forró Chicote. 

SÍTIO TRINDADE - Principal polo da cidade para comemorar o ciclo festivo junino do Recife, o local recebeu na noite deste sábado (09.07) o talento da Banda Aquarius, Beto Hortis, Banda Fim de Feira, Lia de Itamaracá e Maciel Salú. No Palco Sala de Reboco, Banda Bellas Marias, Lourenço Gato e Luciano Padilha, Forró do Matulão, Iran Carlos e Trio Ideologia. O parque reúne os atributos do interior bem no meio da capital, a festa se espalha pelos já tradicionais Palhoção, Pavilhão das Quadrilhas e Sala de Reboco. Além das diversas atrações, o Sítio receberá as competições dos concursos de quadrilhas adultas e infantis, promovidos pela Prefeitura do Recife. Com o tema “São João, nossa bandeira” e convocando à população para chegar junto à solidariedade, por conta das fortes chuvas,  foi montado no Sítio Trindade um ponto de coleta de alimentos não perecíveis, artigos de higiene pessoal e fraldas descartáveis para bebês no Sítio Trindade. Todo material arrecadado será entregue para famílias atingidas. O ponto de arrecadação segue funcionando até o dia 15 de julho, das 12h às 22h.