Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Lazer | 10.07.22 - 19h07

Terceira edição do Viva Guararapes embalada no ritmo do São João

img_alt

Evento realizado na Avenida Guararapes une atividades esportivas, recreativas e culturais com os elementos típicos e tradicionais em comemoração a um dos maiores ciclos populares do Nordeste, o São João. (Foto: Edson Holanda/PCR)


O Viva Guararapes tem o propósito de abrir as portas do Centro do Recife para o recifense ocupar e passar o dia de lazer no coração da cidade, na Avenida Guararapes, no bairro de Santo Antônio. Neste domingo (10) não foi diferente. Na terceira edição do evento, o tom das atividades recreativas e culturais foi em ritmo junino, as tradicionais bandeirinhas, agremiações juninas, quadrilha, banda de pífano e forró tomaram conta do local. Foram montados 12 polos temáticos com vasta programação para todos os gostos até 17h. A novidade desta foi a ativação do Polo Sebo, localizado na Praça do Sebo, no entorno da via. O prefeito João Campos esteve no local com uma parte do secretariado. 

“Fico feliz demais em ver as pessoas se divertindo e ocupando esse espaço importante da nossa cidade. Esse é a proposta do Viva a Guararapes, a cidade em movimento, famílias inteiras aproveitando as atividades que aqui são oferecidas. A Prefeitura do Recife, através do Recentro, da Secretaria de Turismo e Lazer, da Secretaria de Cultura, enfim, através de vários órgãos, envolvida para promover essa ocupação do Centro que é um patrimônio, uma área tão rica de valor histórico para a cidade. Queremos que a cada edição isso aqui seja bem mais utilizado por recifenses e visitantes”, disse o prefeito.

Nesta terceira edição, mais uma vez a Avenida Guararapes está sendo ativada com uma série de atrativos culturais, esportivos, gastronômicos, pet, de lazer, feiras literária, de  economia criativa e geek e de outros gêneros, tudo com o toque do São João. Ao longo de cerca de 200 metros de extensão foram dispostos polos temáticos com os elementos juninos, oferecendo uma vasta programação totalmente gratuita e ao ar livre à população. A novidade é a inclusão do Polo Sebo, na Praça do Sebo - que foi completamente revitalizada no ano passado em celebração aos 40 anos de criação -, e que busca estimular a leitura, além de ser uma forma de conhecer os atrativos do centro.

A iniciativa do Viva a Guararapes, da Prefeitura do Recife, foi criada para que a população ocupe os espaços da cidade, possa vivenciar e conviver no centro, admirar as paisagens, monumentos e a arquitetura do conjunto de prédios que margeiam a avenida que fica no coração do centro comercial do Recife. No total, mais de 100 atrações para públicos de todas as idades com venda de produtos e oferta de serviços disponíveis para quem for curtir o domingo. 

Pela primeira vez no Viva Guararapes, Leonardo Medeiros e Júlia Harten, moradores dos Aflitos, vieram com o filho Arthur de um ano e oito meses e mais cinco amigos. “Está sendo uma experiência muito legal e vale trazer os familiares para cá. A gente já costuma passear de bicicleta, ir até a Avenida Rio Branco, e hoje soubemos que tinha esse outro roteiro por aqui. Depois de hoje, recomendamos para os pais que queiram vir com filhos de todas as idades”, aconselhou Leonardo que participou de concurso no local e ganhou uma camisa e corte de cabelo. 

Aproveitando o roteiro ciclístico do Olha! Recife, a assistente social Janaína Santana saiu pedalando de casa às 8h para fazer o roteiro temático de Relógios Antigos do Recife e finalizou seu passeio no Viva Guararapes para aproveitar o momento de lazer e confraternização. “Saímos de Engenho do Meio passando pelos relógios seculares até chegar no relógio dos Correios, aqui na Guararapes. Por aqui no Viva pudemos descansar e conferir o polo gastronômico”, contou. 

De contação de histórias a oficina de desenho, de aulões de zumba a partidas de basquete, de oficinas de turbante a produção de mudas fitoterápicas, passeando por feirinhas de vinil e sebo, shows, espetáculos de brincadeiras de bonecos, estandes de gastronomia e cervejas especiais, entre outros atrativos. Além de levar as pessoas para vivenciar o centro, o evento também movimenta a economia local, com a contratação de atrações culturais, participação de empreendedores e geração de emprego para trabalhadores. 

ASSUNTOS: