NOTÍCIAS

Educação | 10.08.15 - 15h36

Escola Mário Melo recebe o projeto VacinAÇÃO contra a Violência

img_alt

Durante o mês de agosto, 4 mil estudantes de 6 escolas da rede participarão da atividade, que usa ônibus temático para estimular a cultura da paz. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)


Com o objetivo de incentivar a cidadania e a cultura de paz para prevenir episódios violentos, a Secretaria de Educação do Recife, em parceria com a Secretaria de Segurança Urbana, realiza neste mês o projeto VacinAÇÃO Contra a Violência. Nesta segunda-feira (10), a Escola Municipal Mário Melo, localizada em Campo Grande, foi a primeira a receber a ação. Cerca de 620 estudantes dos Anos Iniciais e Finais participaram de atividades como jogos educativos, palestras, rodas de debates e intervenções culturais.

Entre os temas abordados estão bullying, uso de drogas, depredação ao patrimônio público, homofobia e violência doméstica. De acordo com o coordenador do Núcleo de Enfrentamento à Violência Escolar (Neve), George Pereira, o projeto é de extrema importância para fazer os estudantes refletirem e mudarem sua concepção e comportamento. "Vamos debater desde o ato de jogar um papel no chão a casos de homicídios, trazendo vários temas com base na nossa realidade", destaca George.

Pela manhã, os estudantes dos Anos Iniciais puderam conferir a apresentação musical da Banda Paulo Freire. Em seguida, participaram de atividades dentro de um ônibus temático, onde assistiram a vídeos interativos e solucionaram problemas do dia a dia nos jogos educativos.

De acordo com Yana Pithon, chefe da Divisão de Projetos Especiais, a expectativa com o resultado do projeto é positiva. "Essa ação tem um impacto muito bom na mente das crianças. Queremos evitar, cada vez mais, o crescimento da violência", salienta. O estudante do 3º ano João da Silva falou da experiência no jogo. "Eu gostei bastante, ajudamos um cadeirante a embarcar no ônibus. Os bonecos eram estudantes, tinha a opção de ir direto para a escola e também de voltar e ajudar. Eu voltei, ajudei e fui para a escola", relata João.

PRÓXIMAS ESCOLAS - A ação acontecerá em três semanas de agosto. Os próximos dias serão 17, na Escola Antonio Farias Filho; 18, na Escola Professor Nilo Pereira; 24, na Edite Braga; 25, na Reitor João Alfredo e 28, na Professor José da Costa Porto.