Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 10.08.16 - 12h11

Estudantes participam das olimpíadas da Escola Municipal Octávio de Meira Lins

img_alt

Jogos de futsal, queimado, vôlei, corrida, salto e arremesso vão até sexta na quadra da escola e na quadra comunitária do Vasco da Gama (Foto: Cortesia)

 

Para entrar no clima dos Jogos Olímpicos do Rio 2016, cerca de 100 alunos participam das primeiras Olimpíadas Internas da Escola Municipal Octávio de Meira Lins, no Vasco da Gama. As disputas de futsal, queimado, vôlei, corrida, salto e arremesso começaram na última segunda (8) e vão até a sexta (12), quando serão entregues as medalhas. Os jogos estão mobilizando estudantes e a comunidade, que sentam para assistir às partidas na quadra da escola e na quadra comunitária do bairro.

“A olimpíada da escola foi iniciativa da diretoria, proposta numa reunião. E, juntos, nós professores desenvolvemos a ideia. Os jogos são apitados e organizados pelos docentes”, explica René de Souza, professor de educação física. Os docentes ainda contam com a ajuda de alguns alunos através do projeto Jovens Líderes. “O programa visa dar não apenas responsabilidades, mas também garantir o protagonismo do estudante”, comenta o professor José Carlos.

Para auxiliar os professores nos jogos, os alunos foram previamente instruídos sobre noções básicas de primeiros socorros e arbitragem. “Eu estou auxiliando os docentes como paramédico e como juiz. Esses jogos estão sendo muito importantes. Muito melhor do que a gente ficar na rua”, opina Caio Gabriel, estudante do 8º ano da Octávio de Meira Lins.

A programação das olimpíadas internas inclui ainda a exibição do documentário "Paratodos", que acompanha a rotina de atletas paralímpicos brasileiros em treinamentos e competições. O filme do diretor Marcelo Mesquita fala de inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência na sociedade. Foram doados 268 DVDs do documentário para a rede municipal do Recife.

OUTRAS ESCOLAS - Além da Escola Municipal Octávio de Meira Lins, outras unidades de ensino da rede municipal realizam atividades relacionadas às olimpíadas neste mês, como as Escolas Municipais da Mangabeira e a Reitor João Alfredo. “Olimpíadas 2016: o esporte como ferramenta de inclusão social” é o tema de agosto do Projeto Estudante Protagonista do Mês, iniciativa atrelada ao tema do ano letivo, que está relacionado ao protagonismo estudantil, e já levou às unidades de ensino discussões sobre combate ao mosquito Aedes aegypti, bullying e preservação do meio ambiente, entre outros assuntos. A culminância do projeto será na próxima sexta, na Escola Municipal José da Costa Porto, na Ilha Joana Bezerra.

Também na sexta, a Escola Municipal Reitor João Alfredo, localizada na Ilha do Leite, realizará suas paralimpíadas. Haverá vôlei sentado e futebol de cegos, além de apresentações artísticas e um  aluno paraplégico carregará a tocha.