Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 10.08.17 - 18h29

Batalha de Rima movimenta primeira atividade do Hip Hop Pela Paz no Compaz Ariano Suassuna

img_alt

Encontros vão acontecer todas as quartas-feiras e terão interface com a Biblioteca Carlos Percol. (Foto: Inaldo Lins/PCR)
 
Quem esteve no Compaz Ariano Suassuna na tarde desta quarta (9) viu uma grande movimentação de jovens pelo espaço, principalmente, na Praça de Eventos. Por lá, o primeiro encontro da “Intervenção Hip Hop pela Paz", que vai realizar um conjunto de ações todas às quartas-feiras no equipamento. Oficinas culturais, rodas de diálogo, eventos e encontros temáticos fazem parte das ações que vão trabalhar os quatro elementos da cultura Hip Hop: grafite, rima (MC), dança (break), e música (DJ). Os encontros serão ministrados pelo DJ Big e terão interface com a Biblioteca Carlos Percol. Cerca de 150 pessoas estiveram no local.
 
“Foi o primeiro encontro de vários. Ver essa satisfação dos meninos por estar passando por uma Batalha de Rima, congregando dentro de um espaço como esse a cultuta Hip Hop, é muito massa”, disse o DJ Big, que começou a atividade com um Batalha de Rimas entre os presentes.
 
Dois candidatos logo se prontificaram a participar. Foram orientados que não podiam usar palavrão, palavras agressivas e de falta de respeito. Assim que pegaram no microfone, mais gente foi chegando perto para acompanhar. “Eu sinceramente acreditava que ia ser assim. O Compaz agora com essa nova atividade Hip Hop só vai abrilhantar o trabalho tanto na comunidade, das pessoas que trabalham aqui e das que vem curtir também”, comemorou Big.
 
Depois de quatro rodadas, o público escolheu o vencedor: MC Batatinha, 19 anos. “É muito bom poder participar de ações como essa. É uma oportunidade da gente mostrar a nossa arte, a nossa criatividade”, falou o jovem. 

MC Marcelo, 15 anos, morador dos Torrões e frequentador do Compaz, vibrou com a ação. “Eu quero que isso vá adiante, que venha mais gente, para ter repercussão e que as pessoas prestem atenção na gente porque isso é cultura, é expressão do nosso sentimento. O Compaz abriu uma nova condição para as pessoas, como praticar esportes, fazer o que gostam e aprender mais”, relatou o também praticante de futsal e basquete do equipamento.
 
Esse sentimento também foi compartilhado entre os presentes. “Antes não tinha nada por aqui por perto. Agora, aqui no Compaz, a gente pode participar. Gosto muito da cultura Hip Hop. Vim com minha prima e irmã. A maioria dos meus amigos do colégio também está aqui”, contou Ana Alice de Castro, 14 anos, moradora da Abdias.
 
O projeto “Intervenção Hip Hop pela Paz" tem como objetivo dialogar com a comunidade, para identificar talentos dos jovens que frequentam o Compaz e promover um ambiente inclusivo em que os mesmos possam produzir cultura.