Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 10.08.18 - 19h18

Alegria marca abertura dos Jogos Paralímpicos do Recife

img_alt

Paratletas vão disputar no tênis de mesa, na bocha, na natação, no badminton, no atletismo, no Fut5, no basquete em cadeira de rodas e no goalball até domingo (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

Na tarde desta sexta-feira (10), no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, foi dada a largada para as competições dos Jogos Paralímpicos do Recife. Não faltou magia e alegria na abertura da programação que é promovida pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, com apoio das secretarias de Educação, de Segurança Urbana e de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos.

A solenidade contou com o acendimento da tocha olímpica, juramento dos atletas, apresentações circenses, mostras culturais e música por conta da Banda Mini Rock. São, ao todo, 500 participantes inscritos, sendo 287 paratletas de associações participantes, 25 paratletas de escolas municipais e 166 alunos de escolas municipais participantes das atividades lúdicas.

A secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques, marcou presença e parabenizou os paratletas participantes. “Com essa abertura linda, somada à energia dos atletas, conseguimos já prever o sucesso desta edição de 2018. Os resultados vão mostram o potencial de uma gestão inclusiva”.

Há 22 anos no mundo esportivo, Silvano Lopes, de 42 anos, mostra a felicidade de participar da competição. “É muito gratificante mostrar o nosso potencial. Com a visibilidade que a Prefeitura do Recife nos oferece, nós ganhamos a percepção de uma possível homologação para comitê paraolímpico”.

“Os Jogos Paralímpicos conseguem nos trazer saúde, bem-estar e interações com outras histórias de superação. Conseguimos mostrar que temos potencial para conquistar nossos objetivos”, conta o paratleta do Grupo Centro, André Fernandes, de 48 anos.

“Faço questão de sempre participar dos Jogos Paralímpicos da minha cidade. Cada ano que passa pretendo evoluir cada vez mais”, conta o paratleta do Sport Club Recife, Leonardo Rodrigues, de 26 anos, que participa dos Jogos há dois anos consecutivos. A participante do Santos Dumont, Rosinete Sousa, de 48 anos, expressa a ansiedade para jogos. “Estou muito animada para competir. Espero mostrar o que aprendi nesses anos de práticas”.

No sábado (11), a partir das 9h, a programação chega no Parque Santos Dumont, em Boa Viagem, com o atletismo. No mesmo horário, o Compaz Escritor Ariano Suassuna será palco para as competições de bocha, natação e badminton. No Instituto dos Cegos, será a vez do goalball. 

No domingo (12), último dia de programação, as atividades também acontecerão simultaneamente. No Instituto dos Cegos, nas Graças, será a vez do Fut 5. No Santos Dumont, atletismo e tênis de mesa; e no Compaz do Cordeiro o basquete de cadeira de rodas.

 

Programação

 

11/08 (sábado)

Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro;

- Bocha, das 8h às 12h;

- Natação, das 14h às 17h;

- Badminton, das 14h às 17h 

 

Parque Santos Dumont, em Boa Viagem

- Atletismo, das 8h às 12h e das 14h às 17h;

 

Instituto dos Cegos, nas Graças

- Goalball, das 8h às 12h e das 14h às 17h;

 

 

12/08 (domingo)

Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro;

- Basquete em cadeira de rodas, das 8h às 12h e  das 14h às 17h,

 

Parque Santos Dumont, em Boa Viagem

- Atletismo, das 8h às 12h e das 14h às 17h;

-  Tênis de mesa, das 8h às 12h

 

Instituto dos Cegos, nas Graças

- Fut5, das 8h às 12h