Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 10.08.22 - 13h05

Hospital da Mulher do Recife inicia campanha do Agosto Dourado de incentivo à amamentação

img_alt

A programação, que tem início nesta quinta (11), inclui um curso sobre “Manejo em Aleitamento Materno”, além de exposição com frases alusivas à importância deste ato e palestras para as mães atendidas na unidade. (Foto: Divulgação/Secretaria de Saúde do Recife)


O Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, dará início, esta semana, à campanha Agosto Dourado, mês dedicado ao fortalecimento do aleitamento materno. A abertura acontecerá nesta quinta-feira (11), às 10h, com uma exposição alusiva ao tema, palestras em salas de espera e orientação coletiva sobre amamentação. A ação contará com a presença da diretora geral do HMR, Isabela Coutinho e da Miss Recife 2022, Rayane Matos. Ao longo do mês, também serão realizadas rodas de conversa e um curso de “Manejo em Aleitamento Materno”, voltado aos colaboradores assistenciais da unidade, que é ligada à Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife. 

Na exposição, que ficará no hall do Hospital em frente à Casa das Mães, serão exibidas frases alusivas à importância do aleitamento, reforçando o tema da campanha: “Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando”. A ideia desta e das demais ações é destacar os vínculos entre amamentação e boa nutrição, segurança alimentar e redução das desigualdades. “Em todas as atividades programadas para este mês, nós iremos reforçar o leite materno como um alimento adequado para a nutrição do bebê, que também ajuda a prevenir infecções, promove o vínculo entre mãe e filho e contribui com a segurança alimentar”, enfatiza o coordenador do Banco de Leite Humano (BLH) do HMR, Manoel Adauto.  

Nos dias 23 e 26 de agosto, nos turnos da manhã e da tarde, será realizado o curso de “Manejo em Aleitamento Materno”, voltado para o corpo clínico do Hospital. A carga horária é de 20 horas aula e a capacitação é mais um passo na direção do Hospital da Mulher para certificação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. Os colaboradores da assistência à saúde receberão treinamento sobre lactação e manejo, benefícios do aleitamento materno na saúde da mulher e da criança, entre outros. 

Banco de Leite Humano do HMR – O serviço funciona 24h e atende os bebês que nascem prematuros e/ou com baixo peso ou que ainda não possam ser alimentados diretamente do seio materno. O setor ainda promove orientações e acompanhamento para facilitar o processo de amamentação das puérperas que tiveram bebê na maternidade. O BLH, do Hospital da Mulher, faz parte da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O local também recebe doação de leite humano e, para isso, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O telefone para contato é 2011-0174.