Secretaria-executiva de Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 10.08.22 - 17h02

​Recifense pode recorrer ao Centro de Referência de Direitos Humanos Margarida Alves para denunciar violações de direitos humanos

img_alt

Serviço funciona de segunda a sexta-feira e realiza recebimento e encaminhamento de denúncias (Foto: Inaldo Menezes/PCR)

No Dia Nacional dos Direitos Humanos, celebrado nesta sexta-feira(12), a Prefeitura do Recife ressalta a importância de denunciar as violações de direitos humanos. Na capital, o recifense pode recorrer ao Centro de Referência de Direitos Humanos Margarida Alves (CRDH-MA), serviço para recebimento e encaminhamento de denúncias de violação de direitos humanos, que funciona de segunda a sexta-feira, no 6º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife, das 8h às 17h.

De acordo com  a coordenadora do CRDH-MA, Natália Valadares, em homenagem a Margarida Alves, defensora dos direitos dos trabalhadores rurais, foi instituído o Dia Nacional dos Direitos Humanos, e o Centro também é um tributo a ela. O centro é uma porta de entrada de denúncia de violação de direitos e atua como articulador da rede, provocando todas as instâncias necessárias para tentar reverter a situação de violação. O CRDH-MA, ligado à Secretaria Executiva de Direitos Humanos, foi criado em 2009, em parceria com o Governo Federal, e desde 2013 passou a ser gerido com recursos próprios para fortalecer as ações afirmativas de garantia de cidadania e promoção dos direitos humanos.  Ao longo de sua existência, o CRDH-MA já recebeu e acompanhou 6.553 denúncias relacionadas à violação de direitos contra idosos e pessoas com deficiência, sendo 266 denúncias somente este ano.

"Contamos com uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais como assistente social, psicólogo e advogado, que recebe as demandas, faz a visita domiciliar e encaminha para a rede de apoio(Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), delegacia, promotoria pública, distrito sanitário), dependendo de cada caso", explica Natália.

"Qualquer recifense pode registrar uma denúncia relacionada a violações de direitos humanos, a idosos, pessoas com deficiência ou vítima de racismo, de qual seja vítima ou tenha conhecimento", destaca. A denúncia pode ser feita de forma presencial, por telefone ou por meio da Ouvidoria-Geral do Município.

Serviço
Centro de Referência de Direitos Humanos Margarida Alves(CRDH-MA)
Rua Cais do Apolo, 925, 6º andar, Bairro do Recife
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Fone: (81) 3355 9221

Site da Ouvidoria-Geral do Município ouvidoria.recife.pe.gov.br