NOTÍCIAS

| 10.09.12 - 16h22

Arte-educadores do Consultório de Rua do Recife realizam sensibilização antes do jogo Brasil x China

Ação servirá como experimento para as Copas do Mundo e das Confederações no Recife

Por Junior Aguiar

Os torcedores que comparecerem ao jogo da seleção brasileira contra a chinesa, na noite desta segunda-feira (10) no estádio do Arruda, terão a oportunidade de ficar por dentro dos riscos causados pelo álcool e drogas, além de conhecer os serviços oferecidos pela Prefeitura no combate à dependência química. Tudo isso porque os arte-educadores do projeto Consultório de Rua da Secretaria de Saúde do Recife farão várias esquetes teatrais de sensibilização para os perigos dos entorpecentes.

Cinco horas antes do início do jogo, programado para às 22h, 50 profissionais da Rede Municipal irão oferecer orientações sobre o quanto que o excessivo consumo de bebidas alcoólicas ou mesmo drogas podem prejudicar a saúde da população. Haverá distribuição de preservativos e panfletos e ainda troca de garrafas de vidro por garrafas plásticas. A iniciativa é conjunta com as Secretarias de Assistência Social do Recife e as de Saúde de Olinda, Jaboatão, Paulista, Cabo e São Lourenço.

De acordo com o coordenador do Consultório de Rua, Genivaldo Silva, as ações servirão como laboratório para os grandes eventos esportivos que ainda estão por vir. “Além de orientar a população, nosso objetivo também é prevenir com a promoção da Saúde e a cidadania. A iniciativa será um experimento do que a Prefeitura irá promover durante as copas do mundo e das confederações em relação à saúde dos torcedores e de quem mais comparecer aos eventos”, disse.

Ainda de acordo com Silva, as equipes do Consultório de Rua circularão nos arredores do Arruda até o momento em que todos os torcedores entrarem no estádio. Contando com os profissionais de saúde das outros municípios envolvidos na elaboração, as ações contarão com cerca de 130 pessoas. Vale salientar que quem está encabeçando a iniciativa é a Secretaria de Saúde do Recife.