Zona Oeste ganhará Upinha Dia no Jiquiá
[caption id="attachment_38233" align="alignleft" width="680"] Geraldo: “Com os seminários do Recife Participa escutamos a comunidade e já iniciamos as obras". (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]
A população da Zona Oeste do Recife será beneficiada com uma Upinha Dia no primeiro semestre de 2014. A unidade Novo Jiquiá começou a ser construída nesta terça-feira (10) pela Prefeitura, no terreno localizado em frente ao Conjunto Habitacional do Jiquiá. O prefeito Geraldo Julio acompanhou o início da intervenção, que vai inaugurar um novo padrão de atendimento básico de saúde na região. Ainda este mês, a PCR começará a erguer a Upinha Dia Conjunto Dom Helder Câmara, no Brejo de Beberibe.
Orçado em $ 805 mil, com recursos da PCR e do Governo Federal, o equipamento do Jiquiá funcionará das 8h às 17h e atenderá todas as normas de acessibilidade determinadas pelo Ministério da Saúde. Na unidade, a população poderá fazer prevenção de doenças com acompanhamento feito de forma regular. Em agosto, a Prefeitura iniciou a construção da primeira Upinha Dia, na UR4-UR5; que também será entregue no primeiro semestre de 2014.
O prefeito adiantou que a Upinha Dia Novo Jiquiá foi pedida pela população nos seminários do Recife Participa, novo modelo de ausculta popular da Prefeitura. O gestor destacou a importância do Poder Público atender as demandas da população. “Com os seminários do Recife Participa escutamos a comunidade e já iniciamos as obras. Os trabalhadores já estão aqui. Esse era um local que trazia insegurança para os moradores e agora vai oferecer atendimento à saúde”, pontuou Geraldo Julio.
O equipamento funcionará em um terreno de 532 metros quadrados, sendo 243 de área construída. A unidade terá recepção, sala para acolhimento, sala para vacinação, sala para nebulização, sala de curativos, consultórios médico e odontológico; sala para reunião e sala para os agentes comunitários de saúde e ambientais.
Atuarão na Upinha Dia uma equipe de saúde da família composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde, em média; além de uma equipe de saúde bucal com um cirurgião-dentista e um auxiliar de saúde bucal.
Coube ao secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, exemplificar a diferença entre o novo equipamento de saúde e as unidades básicas já existentes. “Uma Upinha Dia é uma unidade de saúde da família com todas as salas e a estrutura necessárias, bem como a qualidade na construção e as normas exigidas pelo Ministério da Saúde”, explicou.
Moradora do bairro da Mangueira, Mônica dos Santos, 43 anos, ficou muito satisfeita com a escolha do seu bairro para receber a unidade. “Hoje, mais um sonho nosso se realiza. Eu sabia que eu poderia contar com a Prefeitura. Agora, mais do que nunca, farei questão de acompanhar cada passo dessa construção. Vou ser fiscal”, comentou.
QUADRA - Durante o início das obras da Upinha Dia Novo Jiquiá, o prefeito Geraldo Julio anunciou que a Prefeitura fará a recuperação da quadra esportiva do bairro da Mangueira. Dentro das intervenções, o equipamento também ganhará uma iluminação noturna adequada para o espaço.