NOTÍCIAS

| 10.09.14 - 14h49

Zona Norte do Recife recebe mais um equipamento de Saúde

Duas semanas após inaugurar a Upinha 24h da Linha do Tiro, Córrego do Euclides recebe Upinha Dia que vai beneficiar cerca de 10 mil pessoas da comunidade e do entorno. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

O prefeito Geraldo Julio tirou mais um compromisso do papel. Na manhã desta quarta-feira (10), o gestor municipal entregou a Upinha Dia ACS Maria Rita da Silva, localizada na comunidade Córrego do Euclides, para a população do Alto José Bonifácio que já lutava pelo equipamento há mais de dez anos. A nova Unidade de Saúde da Família, que já é a segunda do tipo construída pela gestão, teve um investimento da ordem de R$ 900 mil na sua construção e tem uma estrutura que segue o padrão adotado pelo Programa de Governo do prefeito, que prima pelo atendimento humanizado, conforto e qualidade nos serviços oferecidos.

De acordo com o prefeito Geraldo Julio, o novo equipamento vai contar com uma equipe ampla e capacitada para o atendimento de atenção básica de saúde. "Esta é mais uma Upinha entregue que estava no nosso programa, e que vai beneficiar cerca de 10 mil pessoas da comunidade que não tinham atendimento médico. Aqui terão três equipes completas, cada uma formada por um médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde , além de três equipes de Saúde Bucal", explicou o gestor.

A Upinha Dia recebeu o nome da Agente Comunitária de Saúde Maria Rita da Silva, que era moradora do bairro e foi uma das primeiras agentes comunitárias de saúde do Alto José Bonifácio, um dos bairros que serão atendidos pelo equipamento. Com o funcionamento das 8h às 17h, a Upinha Dia vai contemplar os moradores do Córrego do Euclides, Córrego do Ouro, além de parte dos moradores do Córrego José Grande, Vasco da Gama e Morro da Conceição.


Para Sebastiana Rodrigues, moradora do Córrego do Euclides há 40 anos, ter a unidade perto de casa é um alívio. "Antes não tínhamos nenhum posto por perto, tínhamos que pegar ônibus, nos deslocar pra longe, era um sufoco. Agora temos aqui um lugar novo, bonito, pertinho de casa, que vai poder atender a gente, à nossa família toda. Fico feliz, aliviada e muito mais tranquila por saber que agora vai ser mais fácil cuidar da saúde", afirmou a aposentada.

A construção desta Upinha Dia atende a uma demanda antiga da população. Segundo Israel Vaz, líder comunitário do Alto José Bonifácio, esta é uma luta de muito tempo e que agora pôde se concretizar. "Desde 2002 estamos pedindo isso às gestões municipais e só agora conseguimos ser ouvidos e atendidos. Estamos muito felizes por saber que a comunidade tem voz, e por vermos esse sonho sair do papel", comemorou Israel.

Além de construir novas unidades, a Prefeitura do Recife está requalificando 75 Unidades de Saúde da Família que já existem na rede municipal, com investimento superior a 16,8 milhões. Até o final deste ano mais três Upinhas Dia serão concluídas. São elas: UR-04/UR-5, Novo Jiquiá e Dom Helder. "Já entregamos as Unidades de Saúde da Família de Passarinho, Engenho do Meio, Brasília Teimosa, Pina, Santo Amaro, Várzea, Mangabeira, Alto José do Pinho, UR-07, Boa Vista, Iputinga; além do Serviço de Pronto Atendimento da Barros Lima, Arnaldo Marques, e da Maternidade Bandeira Filho. O trabalho vai continuar com vários outros serviços de requalificação, manutenção e construção na saúde, melhorando cada vez mais a cobertura e alcance da rede de atenção básica", declarou o secretário de Saúde Jailson Correia.