Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Defesa Civil | 10.09.18 - 17h30

SEDEC promove projeto para população de áreas de risco do Recife

img_alt

Iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente e da Emlurb. (Foto: Cortesia)

 

Alunos, professores e funcionários de oito escolas da Rede Municipal de Ensino do Recife estão recebendo instruções sobre Defesa Civil e Percepção de risco; Meio Ambiente e Sustentabilidade; Resíduos sólidos; Cidade Segura e Resiliente; Primeiros Socorros e Produtos Perigosos; e Evacuação de área em caso de Emergências. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife (SEDEC), da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, e da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), e teve o plano piloto iniciado em abril, com previsão de término para o final de outubro. As instruções fazem parte do projeto NUPDEC (Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil), promovido pela SEDEC, uma proposta educativa prevista na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, para fortalecer a preparação, prevenção e resiliência da população das áreas de risco da cidade.
Neste ano, as escolas municipais do Recife contempladas para a formação destes núcleos foram a Escola Municipal São João Batista (Alto Santa Terezinha); Escola Municipal Monsenhor Viana (Dois Unidos); Escola Municipal Córrego da Areia (Nova Descoberta); Escola Municipal Octávio Meira Lins (Alto Nossa Senhora de Fátima); Escola Municipal Nilo Pereira (Casa Amarela); Escola Municipal Jardim Monte Verde (Jardim Monte Verde); Escola Municipal Orlando Parahym (UR-04); e Escola Municipal Prof. José da Costa Porto (Coque).
 
No total serão capacitados 360 alunos que se tornarão multiplicadores e Agentes Jovens de Defesa Civil. Eles serão instruídos por técnicos da Defesa Civil do Recife e das secretarias parceiras do projeto, e no final dos encontros e oficinas, irão promover um encerramento com um grande simulado de evacuação para caso de emergência.
 
Para Keila Ferreira, gerente de Atenção Social da Defesa Civil, o trabalho desenvolvido vai gerar grandes resultados. “Esse processo de instalação do Núcleo Comunitário em todas as Regionais está sendo uma importante construção junto às escolas, com muito afeto, e promovendo a troca com os alunos, professores, Defesa Civil e oficineiros para a mudança de cultura e resiliência”, disse. Já Sandro Marinho, coordenador de Treinamentos e Simulados da SEDEC Recife, lembrou da importância de se trabalhar isso com a comunidade. “Os simulados de Evacuação de Área e oficinas de Primeiros Socorros, Combate à Princípio de Incêndio e cuidados com Produtos Perigosos levam os alunos, professores e funcionários das escolas a saberem o que fazer nas situações de pequenas emergências, conhecimentos de suma importância para esse público”, destacou.