NOTÍCIAS

Cultura | 10.10.13 - 19h01

Secretária da mulher do Recife realiza palestra sobre Gênero e Deficiência

[caption id="attachment_39448" align="alignleft" width="680"] A secretária da mulher do Recife, Sílvia Cordeiro, foi uma das palestrantes. (Foto: Divulgação)[/caption]

A secretária da mulher do Recife, Sílvia Cordeiro, participou do Seminário de Aplicabilidade da Lei Maria da Penha para as Mulheres com Deficiência, promovido pela Secretaria da Mulher do Estado. Sílvia fez uma palestra sobre Gênero e Deficiência e comentou que as políticas públicas para mulheres deficientes têm importância estratégica e primordial no leque de ações da Prefeitura do Recife. O objetivo do seminário é de dialogar com este segmento no sentido de promover uma série de políticas públicas que contribuam com a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas. O evento começou nesta quinta-feira (10) e segue até amanhã (11), no Hotel Jangadeiro, em Boa Viagem.

Em sua fala, Sílvia ressaltou que a mulher com deficiência vive uma dupla opressão pela deficiência e por questões de gênero. “Para as deficientes, a expressão da sexualidade e os direitos reprodutivos  são sistematicamente negados. A invisibilidade da mulher com deficiência está relacionada diretamente com a questão de gênero, no que se refere  a subordinação ao gênero masculino. Essa interdição, uma vez dada às mulheres como um todo, para as com deficiência é ainda mais cruel, uma vez que a sociedade não consegue enxergá-las enquanto mulheres.” disse.

Outro ponto debatido pela secretária foi a condição  das cuidadoras das pessoas  com deficiência, tarefa social que recai  principalmente sobre as mulheres que, na maioria das vezes,  se dedicam integralmente ao seu ofício e não são reconhecidas pelo Estado e pela sociedade. “A gente tem que pensar em que condições a sociedade, o Estado, as políticas públicas dão relevância a essas mulheres. Nós, da Secretaria da Mulher do Recife, propomos um plano de ação  com políticas públicas direcionadas para  a mulher com deficiência e as cuidadoras. A partir da compreensão  da identidade de gênero, da organização política desses seguimentos e do compromisso do estado e da sociedade ,teremos as condições para que elas tenham o lugar no mundo que merecem ,como cidadãs com plenos direitos ”, comentou.

Para finalizar, Sílvia alertou que era preciso que o Movimento se organizasse cada vez mais para que sejam fortalecidos os laços entre o poder público e a sociedade civil organizada. “Nesses seminários, a gente tem que fazer um diálogo de como estão as ações e o que queremos que modifique. Precisamos valorizar nossas conquistas e seguir adiante ,pautando nossos direitos”, ressaltou. A secretária da mulher do Estado, Cristina Buarque, ressaltou que o Seminário foi idealizado para pensar a violência contra a mulher com deficiência no espaço doméstico. “Aqui é a nossa oportunidade de pensarmos como construir e como fazer. O que mais queremos é gerar uma discussão política, que as mulheres discutam o que é o dever do Estado, da Sociedade e quais são seus deveres e direitos no mundo em que vivem”, disse. Segundo Cristina, dali, sairiam contribuições para o plano estadual de enfrentamento a violência  de gênero contra a mulher ,considerando as especificidades da mulher com deficiência.