NOTÍCIAS

Cultura | 10.10.14 - 16h34

PCR realiza remoção de bancas de revista abandonadas em Boa Viagem

Os dois equipamentos estavam instalados de forma irregular em logradouro público

Na manhã desta sexta-feira (10), a Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), realizou a retirada de duas bancas de revista instaladas irregularmente em logradouro público, na Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem. Os equipamentos estavam abandonados e atrapalhavam a mobilidade dos pedestres que transitam no trecho entre as ruas Jack Ayres e Dhália.

Desde o início da gestão, a pasta removeu dez equipamentos do mesmo tipo em vias públicas do Recife, espalhados pela Avenida Norte Miguel Arraes, Boa Viagem e Avenida Cruz Cabugá. “Nós procuramos manter um diálogo com todos os donos deste tipo de equipamento, garantindo que não haja prejuízo para o comerciante e para mobilidade dos pedestres”, comenta a secretaria-executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim.

Além de bancas de revista, a Semoc realiza fiscalização diárias para coibir a presença de outros obstáculos nas calçadas da cidade através das Gerências Regionais. De janeiro do ano passado até o início deste mês, foram apreendidos cerca de 500 equipamentos diversos - toldos, barracas, tabuleiros - instalados em logradouro público.

Para que haja a apreensão e remoção definitiva dos materiais, os fiscais notificam os responsáveis, informando-os da irregularidade e da necessidade de remoção imediata para garantir a mobilidade dos pedestres. Caso o erro persista, todo o equipamento é apreendido e levado para o depósito da Gerência de Operações (Geop).

Além da atuação dos fiscais, a Secretaria Executiva de Controle Urbano (Secon) acrescenta que a população também pode ajudar a manter espaços de livre circulação nas calçadas através de denúncias. Elas podem ser feitas nas próprias gerências regionais ou através da central telefônica 24h, pelo 3355-2121.